Translate

17 de março de 2023

Narnia: banda sueca lança o álbum ‘Ghost Town’, o nono em sua discografia

Foto: Divulgação


Vinte e sete anos em uma carreira que continua a crescer, a banda de metal sueca Narnia dá grandes passos em um capítulo emocionante com o novo álbum 'Ghost Town'. O quinteto experiente mais uma vez mostra como moldar uma obra-prima com este futuro clássico do metal melódico.

No nono álbum de estúdio, ‘Ghost Town’, Narnia escolheu a cereja do bolo de seu vasto catálogo. Você não pode simplesmente rotular este álbum como um álbum de metal neoclássico ou um álbum de power metal, mesmo que esses elementos estejam presentes. Há também partes que são progressivas, modernas, pesadas ou apenas criativamente diferentes. Mas você pode resumir dizendo que esta é uma peça bem trabalhada de metal clássico e melódico.

O co-fundador, guitarrista e produtor CJ Grimmark é o arquiteto crucial do som da banda, e também seu principal compositor junto com o co-fundador e vocalista Christian Liljegren e o baixista Jonatan “Jono” Samuelsson. Por meio de letras e melodias bem formuladas, criadas para aprimorar a música, a equipe de compositores explorou novos modos de expressão que estão bem representados em canções como ‘Thief’ , com seu arranjo dramático, imagens carregadas de ansiedade e expressivas e o progressivo ‘Modern Day Pharisees’, uma canção que trata do assunto da hipocrisia.

A faixa-título, ‘Ghost Town’, foi apresentada pela primeira vez ao animado público ao vivo no Sweden Rock Festival 2022 e agora é uma parte óbvia do set list com sua sonoridade bombástica e refrão para todos cantarem juntos. O coração do Narnia, Andreas “Habo” Johansson, faz um trabalho tremendo atrás da bateria, e não poupa energia.

Martin Härenstam e seus teclados receberam um espaço grande, mas de bom gosto, no disco, e variam em som de sintetizadores vintage a piano de cauda.

A joia neoclássica do álbum, ‘Rebel’, com um aceno para as primeiras influências da banda, deve agradar aos fãs de longa data. Mas também, músicas mais imediatas, como as que logo agradarão ao público ‘Hold On’, ‘Wake Up Call’ e ‘Alive’. ‘Descension’, por outro lado, é mais progressiva, mas há um fio comum constante e claro ao longo de toda a produção que une as canções de maneira brilhante.

‘Out of the Silence’ continua de onde ‘The War That Tore the Land’ (lançada em 2019) parou, como a única balada do álbum. Apresentado pelo vocalista do Saviour Machine, Eric Clayton, que lê a oração do Pai Nosso com sua profunda voz de barítono operístico.

‘Glory Daze’ é talvez a música mais pesada do álbum, que também aborda um dos maiores problemas da atualidade: Estresse e correr atrás do vento. Algo que o próprio Liljegren experimentou durante um esgotamento.

– Músicas diferentes irão agradar a pessoas diferentes liricamente, mas cobrimos uma variedade de tópicos ao longo do álbum, e tenho certeza que as pessoas serão capazes de se relacionar com elas, tanto musicalmente quanto espiritualmente. Algumas dessas músicas se destacam um pouco do nosso repertório anterior, mas sem abandonar nossas influências históricas. Liljegren explica e continua:

– Este é um álbum com uma mensagem positiva aliada a uma música bombástica. Você não pode ter um sem o outro quando se trata do Narnia. Liljegren conclui.

Letras que fazem refletir aliadas à ampla amplitude musical que a banda possui, aliada a uma produção sólida, é a marca musical do Narnia que percorre todo o álbum.


Se o último álbum de estúdio ‘From Darkness to Light’ (2019) marcou o caminho, ‘Ghost Town’ é uma sequência mais do que digna e com vida própria, já sendo muito elogiado pela imprensa mundial, como pode ser conferido abaixo:

‘ “Ghost Town” do Narnia é um álbum de sucesso que todo fã de power metal melódico deveria ter’ - Metalmania-Magazín, Eslováquia

‘O equilíbrio perfeito entre metal progressivo e melódico’ - Metal Melodic Sound, Polônia

‘Não é power metal, não é progressivo, não é neoclássico, nem é AOR; É Narnia e, para o bem ou para o mal, nada se parece com Narnia!’ - The Dark Melody, Chile

‘Narnia está de volta do jeito que os fãs amam!’ - Rock Garage, Alemanha

‘Sem dúvida, os suecos conhecem seu ofício’ - Time For Metal, Alemanha

‘Como um álbum de compilação, mas com músicas novas... É um disco enérgico e pertence aos lançamentos mais pesados da banda’ - Sweden Rock Magazine, Suécia

‘Com a facilidade que temos hoje em dia de ouvirmos músicas e bandas novas, são poucos os lançamentos que te prendem de verdade, aqueles que quando temos um mãos (ou digitalmente), faz com que paremos tudo o que estamos fazendo e concentremos as atenções apenas no que iremos ouvir. Foi exatamente isso o que aconteceu com este redator ao receber os arquivos desta pérola do Power Metal sueco, ‘Ghost Town’ o nono trabalho de inéditas do Narnia’ – Rebel Rock, Brasil

‘Ghost Town’ teve sua arte de capa feita por Jani Stefanovic e é produzido por CJ Grimmark, mixado pelo engenheiro de som da banda, Viktor Stenquist, e masterizado por Thomas Piec Johansson. E está disponível em todas as plataformas digitais, CD e vinil a partir de hoje (17 de março de 2023) em colaboração com Sound Pollution Distribution.


Confira o vídeo clipe de ‘Wake Up Call’:


Para os brasileiros, duas boa notícias chegaram. A primeira é que ‘Ghost Town’ irá receber um lançamento nacional, ficando o mesmo a cargo do selo MusiK Records, responsável também pelos lançamentos dos ábuns ‘Narnia’ (2017), ‘From Darkness To Light’ (2019) e dos álbuns de estréia dos projetos The Waymaker (‘The Waymaker’ em 2020) e Flames Of Fire (‘Flames Of Fire’ em 2022), ambos capitaneados por Christian Liljegren. E a segunda é que o grupo irá fazer uma nova turnê por aqui, dessa vez acompanhados do lendário vocalista Rob Rock (solo, Impelliteri, Driver, outros). Datas, locais e links para compra de ingressos logo abaixo e para demais informações, o contato é (22) 997132793. 


22/09: Belo Horizonte – Caverna Pub

https://www.clubedoingresso.com/evento/narnia&robrock-bh


23/09: São Paulo – Legends Music Bar

https://www.clubedoingresso.com/evento/narnia&robrock-sp


24/09: Rio de Janeiro – Agyto

https://www.clubedoingresso.com/evento/narnia&robrock-rj


26/09: Curitiba – Basement Cultural

https://www.clubedoingresso.com/evento/narnia&robrock-pr


27/09: Goiânia – Bolshoi Pub

https://www.clubedoingresso.com/evento/narnia&robrock-go


29/09: Fortaleza – Hard Noise

https://www.clubedoingresso.com/evento/narnia&robrock-ce


30/09: Recife – Estelita

https://www.clubedoingresso.com/evento/narnia&robrock-pe


Agradecimento: Lex Metalis Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário