Translate

28 de agosto de 2023

Dr. Sin, Medjay e Armiferum - Fabrique Club - São Paulo/SP

Foto: Alexandre Veronesi


Dr. Sin, Medjay e Armiferum - Fabrique Club - São Paulo/SP - 18 de agosto de 2023


Por Alexandre Veronesi

Fotos: Alexandre Veronesi


Na última sexta-feira, dia 18 de agosto, algumas centenas de fãs de Hard Rock e Power Metal se reuniram no Fabrique Club, casa de shows localizada na região da Barra Funda, na capital paulista, para prestigiar um grandioso evento que uniria duas bandas emergentes da cena, e uma já plenamente estabelecida e tradicional: estou falando de DR. SIN, MEDJAY e ARMIFERUM.


A encarregada de abrir os trabalhos da noite foi a novata ARMIFERUM. O sexteto, composto por Ian Gonçalves (vocal), Guto Cardozo (guitarra), Fred Barros (guitarra), Rafael Bochnia (baixo), Ivan Macedo (bateria) e Vithor Moraes (teclado), destilou o seu Power Metal progressivo com competência - apesar do som ligeiramente embolado durante a primeira metade do set - agradando aos presentes que iam, aos poucos, tomando o Fabrique. Confesso ter sentido haver uma certa insegurança por parte de alguns integrantes, o que se justificou por completo quando tomei conhecimento de que esta foi a primeira apresentação ao vivo da história do grupo, ou seja, o batismo de fogo. Munido do fato, minha percepção mudou drasticamente, e posso afirmar de forma categórica que a banda é altamente promissora, e tem todos os pré-requisitos para brilhar em um futuro próximo: boas composições, execução correta, técnica apurada, e é claro, muita garra e vontade. O repertório foi majoritariamente baseado no álbum de estreia dos caras, "Reach For The Light" (2023), com destaque para as faixas "Climb The Mountain", "Against The Wind" (esta lançada somente em formato de single), "Bring The Light", "The Merchant" e "Titans Of Steel".


Setlist:

01 - Climb The Mountain

02 - Against The Wind

03 - Heavy Heart

04 - Bring The Light

05 - The Merchant

06 - Free

07 - Titans Of Steel

Foto: Alexandre Veronesi


Na sequência, recebemos o show conceitual do MEDJAY. Oriundo de Belo Horizonte/MG, o grupo formado por Phil Lima (vocal e guitarra), Freddy Daniels (guitarra), Samuka (baixo) e Tiago Vitek (bateria), mais Rafael Agostino (teclados) e Marco Herrera (percussão), rapidamente mostrou a que veio ao apresentar uma caprichada e super produção, que ia desde a indumentária dos membros até os vídeos e imagens perfeitamente sincronizados no telão, isso sem mencionar as diversas participações especiais, que abordarei a seguir. Aos incautos de plantão, a banda executa uma sonoridade Power/Heavy Metal bastante refinada, com temáticas líricas fortemente calcadas na cultura egípcia, o que também resvala com frequência na sua musicalidade. Em ação, os integrantes demonstraram total e absoluto domínio de suas respectivas funções - além de ostentarem uma presença de palco contagiante - e os supracitados convidados foram a "cereja do bolo": tivemos as garotas da Tribo Danann, realizando números de dança entre uma canção e outra, caracterizadas como personalidades do Egito antigo, de acordo com o tema de cada composição; a cantora sírio-palestina Oula Al-Saghir, colocando sua bela voz na tocante "Magic Of Isis"; a jovem Mafra, uma impressionante artista de apenas 16 anos, que dominou o palco com grande carisma e total desenvoltura durante a performance de "Ankhesenamon"; Priscila Monteiro e Ana Paula Dias, assumindo os cantos gregorianos na poderosa versão dos mineiros para "Fairy Tale" (Shaman), uma linda homenagem ao saudoso maestro Andre Matos; e, por fim, mas não menos importante, May "Undead" Puertas, vocalista do Torture Squad - e que dispensa maiores apresentações - mostrando o seu poder de fogo em "Sarcophagus" e "The Pursuit Of Vikings", cover do Amon Amarth que encerrou esta impecável atuação do MEDJAY.


Setlist:

01 - Stargate (intro)

02 - Shemagh In Blood

03 - Death In The House Of Horus

04 - Mask Of Anubis

05 - Cleopatra VII

06 - Ankhesenamon

07 - Magic Of Isis

08 - Fairy Tale (Shaman)

09 - Sarcophagus

10 - Sandstorm

11 - Return Of The Medjay

12 - The Pursuit Of Vikings (Amon Amarth)

Foto: Alexandre Veronesi

Foto: Alexandre Veronesi


E para consagrar esta grande festa, senhoras e senhores: DR. SIN. Fundado no longínquo ano de 1992, o power trio, que hoje é composto por Andria Busic (vocal e baixo), Ivan Busic (bateria e backing vocals) e Thiago Melo (guitarra), vem divulgando o seu recém-lançado CD e DVD ao vivo "Acústico", entretanto, o show em questão aconteceu nos moldes tradicionais, ou seja, elétrico e plugado. O setlist, afiadíssimo, foi montado de modo a contemplar o material clássico e indispensável, como é o caso de "Fly Away", "Time After Time", "Isolated" (cujo solo de guitarra é um dos meus preferidos na vida), "Down In The Trenches" e "Emotional Catastrophe"; canções do álbum que marcou o retorno da banda - "Back Home Again", de 2019 - que foram "Breakout" (esta apresentada ao vivo pela primeira vez) e "Lost In Space"; além de algumas pérolas sensacionais resgatadas após um longo período de ausência dos palcos, como "Howlin' In The Shadows", "Lonely World" e "Sometimes".

Elogiar a performance dos irmãos Busic poderia até soar como redundância, pois qualquer cidadão que tenha um mínimo conhecimento a respeito de Heavy Metal / Hard Rock nacional sabe muito bem qual é o nível de entrega dos caras, e desta vez não foi diferente. Mas o que dizer sobre Thiago Melo, que teve a árdua tarefa de substituir um dos maiores guitarristas deste país, Edu Ardanuy? Felizmente, só elogios. O artista acriano, além de executar com perfeição cirúrgica todas as linhas e solos emblemáticos da banda, consegue ainda imprimir uma identidade muito forte, jamais soando como um mero imitador.

Um dos momentos mais marcantes do show foi a participação do vocalista Guilherme Hirose, do NorthTale, na emblemática "Fire", apresentada na exata mesma versão do CD / DVD "10 Anos Ao Vivo" - naquela ocasião, contando com uma inspirada e inesquecível atuação de Andre Matos. A trinca "Miracles", "The Great Houdini" (única representante de "Intactus", de 2015) e "Futebol, Mulher e Rock 'n' Roll" finalizou, após cerca de 1h30 de som, mais uma noite que ficará na memória dos fãs e apreciadores desta que é, inquestionavelmente, uma das maiores representantes da música pesada brasileira em todos os tempos.


Setlist:

01 - Breakout

02 - Fly Away

03 - Lost In Space

04 - Scream And Shout

05 - Time After Time

06 - Howlin' In The Shadows

07 - Lonely World

08 - Fire

09 - Isolated

10 - Down In The Trenches

11 - Emotional Catastrophe

12 - Sometimes

13 - Miracles

14 - The Great Houdini

15 - Futebol, Mulher e Rock 'n' Roll

Foto: Alexandre Veronesi


Agradecimento especial à Som do Darma pelo credenciamento e Fabrique Club pela atenção e suporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário