Translate

27 de abril de 2024

'Tudo Foi Feito Pelo Sol', dos Mutantes, ganha edição especial em vinil pela Rocinante Três Selos

Foto: Divulgação


O álbum Tudo Foi Feito Pelo Sol, lançado em novembro de 1974, pelos Mutantes, ganha uma edição especial em vinil pela Rocinante Três Selos no ano em que comemora seus 50 anos. O disco, responsável por colocar a banda entre os grandes nomes do rock progressivo brasileiro do período, considerado o álbum mais vendido da carreira da banda, chega em nova edição exclusiva em www.rocinantetresselos.com

Tudo Foi Feito Pelo Sol marca um período de transformação na história dos Mutantes e combinou as influências do subgênero progressivo emergente da Europa no início dos anos 70. Com a saída de membros da formação original, como Arnaldo Baptista, Rita Lee, Liminha e Dinho, Sérgio Dias liderou uma nova fase da banda, mantendo o nome dos Mutantes e direcionando o foco para a música em si. Aqui cabe um parêntesis: embora assine quatro das sete faixas, o baixista Liminha havia deixado a banda antes mesmo da sua gravação - que foi feita de uma vez só. O álbum, com pegada progressiva e experimental, mostrou uma banda em constante evolução e busca por novas sonoridades.

O sucesso do título não se limitou apenas às vendas e à turnê extensa. O álbum também é considerado por muitos como o melhor trabalho dos Mutantes, marcando um ponto alto em sua discografia. A fusão de elementos e a habilidade dos músicos em explorar novos horizontes sonoros foram elogiados como uma obra-prima do rock brasileiro de alta técnica, desde os arranjos instrumentais até as vozes, com marcações de bateria, guitarras e baixo combinadas harmoniosamente com camadas de órgãos, pianos, mellotrons e sintetizadores, especialmente o moog. Faixas como "Pitágoras", "Desanuviar" e "Eu só penso em te ajudar" evidenciam as experimentações sonoras e instrumentais, com mudanças de ritmo e andamento, além do uso inusitado de instrumentos como o sitar. Os vocais, divididos criteriosamente, agregam ainda mais coesão ao álbum, que também se destaca pelos solos de órgão, piano e guitarra, revelando influências que vão desde Emerson, Lake & Palmer até Yes e Deep Purple.

É também um divisor de águas no cenário do rock brasileiro. Uma obra de experimentação sonora sem precedentes, onde cada faixa revela uma riqueza técnica e criativa impressionante. A participação de Sérgio Dias é fenomenal, com solos de guitarra e elaboração de riffs que fogem dos padrões convencionais, mostrando uma criatividade ímpar. Elementos como as influências jazzísticas e as técnicas de mixagem estereofônica adicionam camadas de complexidade à experiência auditiva. Infelizmente, apesar de sua qualidade excepcional, "Tudo foi feito pelo sol" permanece subestimado na memória dos ouvintes, mas merece ser redescoberto e apreciado como um dos ápices do experimentalismo no rock nacional.

Ao longo das faixas como "Deixe entrar um pouco d’água no quintal", "Pitágoras", "Desanuviar", e "Eu só penso em te ajudar", os Mutantes exploraram uma variedade de influências, desde elementos de rock básico até experimentações com sintetizadores moog e instrumentos incomuns como sitar, demonstrando a criatividade e ousadia que marcaram sua música.

A edição em vinil pela Rocinante Três Selos promete trazer uma experiência única, relembrando o vigoroso cenário do rock dos anos 70 que marcou o Brasil e deixou um legado duradouro na música nacional. A reedição pela Rocinante Três Selos chega em vinil branco 180g e capa dupla, encarte com letras, pôster com texto do jornalista e escritor Bento Araújo, autor da série de livros Lindo Sonho Delirante. Os exemplares estarão disponíveis, a partir de 24 de abril, exclusivamente no e-commerce do projeto (www.rocinantetresselos.com).

Foto: Divulgação


Agradecimento: Pantim Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário