Translate

1 de junho de 2024

Streaming: É hora de conhecer melhor os Beach Boys

Foto: Divulgação


Nos anos 1960, os grandes rivais dos Beatles foram os Rolling Stones? Apenas de um lado do Atlântico. Do outro lado, a América tinha seus candidatos a maior banda do planeta, os Beach Boys. 

A grande vantagem do quarteto de Liverpool diante da banda californiana foi o alcance mundial. Enquanto os Beatles cruzaram a Europa e foram até o Japão, respingando seu sucesso também pela América do Sul, os Beach Boys foram realmente um fenômeno norte-americano. 

Para celebrar essa façanha, está agora disponível na Disney+ o documentário que leva o nome da banda. Para muita gente que não acompanhou de perto o grupo liderado pelos irmãos Wilson, notadamente por Brian Wilson, o grande compositor revolucionário da banda, eles não foram apenas os criadores de tantos sucessos do rock praieiro, como “Surfin’ in the USA”, e muito menos podem ser limitados ao espetacular álbum “Pet Sounds”, de 1966, simplesmente o disco que influenciou a gravação do álbum mais influente do rock, “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, dos Beatles. 

O amadurecimento musical do grupo é evidente durante a década de 1960, e o documentário ”The Beach Boys”, assinado pelos diretores Frank Marshall e Thom Zimny, é uma celebração carinhosa dessa jornada sonora. Tem muitas imagens inéditas até agora e vários depoimentos dos integrantes da banda, em diferentes fases da carreira. 

Os Beach Boys continuam na ativa fazendo aqui ou ali alguma coisa pontual, como um show esporádico ou o lançamento de coletâneas. Como são pouco conhecidos no Brasil, o documentário é uma ótima chance de entender a força dos Beach Boys. Se existe alguma coisa que possa ser dita contra o projeto, talvez seja a pouca atenção dada aos problemas neurológicos de Brian Wilson, que foram aos poucos prejudicando a carreira desse gigante do rock, hoje diagnosticado com demência. 

Confira aqui o trailer:


Por: Thales de Menezes - Torpedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário