Translate

12 de julho de 2016

Histórias da Guitarra!!!

Histórias dos maiores guitarristas no mundo do rock. Essa semana: John Frusciante


John Frusciante (Nova Iorque, 5 de março de 1970) é um guitarrista, cantor, compositor, pintor e produtor musical norte-americano. Era membro da banda Red Hot Chili Peppers, com quem gravou 5 álbuns. Frusciante juntou-se aos Red Hot Chili Peppers aos 18 anos, entrando pela primeira vez no álbum de 1989 Mother's Milk. O seguinte álbum, Blood Sugar Sex Magik foi um completo sucesso. John, então, deixou a banda por um longo período, retornando em 1998, para a gravação do álbum Californication. Em 15 de dezembro de 2009, o músico anunciou, mais uma vez, a sua saída do grupo.
John Frusciante nasceu em 5 de Março de 1970 em Queens, Nova Iorque, mas mudou-se para Los Angeles com doze anos. O pai de John, também chamado John, era pianista que deixou a música para se tornar advogado e posteriormente juiz. Sua mãe, Gabi, era cantora gospel (cuja participação podemos ouvir no coro de "Under the Bridge") tendo deixado a sua carreira para se tornar dona de casa. A família voltou-se a mudar mais tarde, primeiro para Tucson, Arizona e posteriormente para a Flórida. John só voltaria para a Califórnia, após o divórcio dos seus pais, tendo ido viver com a mãe em Santa Monica.
Aos sete anos, John começou a aprender guitarra e aos nove já sabia tocar todas as músicas de Jimi Hendrix, fazendo com que fizesse algumas gravações aos catorze anos. Além de Hendrix, ele tinha influências musicais de Jimmy Page, David Gilmour, Jeff Beck, Frank Zappa, entre outros. Com dezesseis anos, John muda-se para Los Angeles onde pretende seguir carreira de músico. Era hábito praticar quinze horas diárias.
John Frusciante viu os Red Hot Chili Peppers pela primeira vez ainda adolescente, tornando-se imediatamente um fã fervoroso. Começou a ver em Hillel Slovak, o guitarrista original da banda , um ídolo, tendo aprendido como tocar guitarra e baixo em todas as músicas dos três primeiros álbuns. Slovak morreu de overdose em 1988 e o baterista Jack Irons deixou a banda devido a problemas relacionados em lidar com a morte de Hillel. O baixista Flea e vocalista Anthony Kiedis decidiram manter-se juntos e continuar com o projeto.
John tinha-se tornado amigo de D. H. Peligro (baterista dos Dead Kennedys)e do Leo M.Y. Dirt Balls em 1988, e eram comum praticarem em conjunto. Um dia, Peligro convida Flea para ir tocar com eles e a química entre os dois futuros companheiros surgiu de forma imediata. Flea ficou impressionado com o talento de John e uma vez que a banda estava a procura de um novo guitarrista, chamou Anthony para ver John tocar. A decisão foi unânime: John era o novo guitarrista dos Peppers. John estava quase a assinar contrato com os Thelonious Monster, com quem tinha estado a tocar nas última duas semanas, mas acabou por ser contratado logo por Flea e Anthony . Chad Smith, baterista, se juntaria à banda pouco antes de começarem a trabalhar no álbum seguinte. Em Maio de 1992 decide subitamente deixar os Red Hot Chili Peppers, antes de um concerto no Japão. Quando lhe perguntaram que desculpa dariam ao público e aos jornalistas John diz : "Digam a eles que enlouqueci". Arik Marshall substituiu John por alguns meses e Dave Navarro entrou na banda. Em 1997 John, já afundado pela depressão, pelas drogas que acabaram por lhe trazer inúmeras sequelas físicas, pela quantidade de tempo improdutivo financeiramente (o qual passou estudando pintura e autores consagrados, como Da Vinci), e pela quantidade de tempo que passou sem praticar seu instrumento, lança outro álbum, Smile from the Streets you Hold, que foi concebido, inicialmente com a única intenção de ganhar dinheiro para poder usar drogas, como foi afirmado por ele mesmo. Álbum este que é controverso por todo os seus seguidores, e nos dias de hoje um de seus favoritos. Na época em que esteve fora da banda, John diz ter passado por inúmeras experiências sobrenaturais. Em 1999, lança-se o álbum "Californication" que marca a volta de Frusciante para o Red Hot Chili Peppers. O álbum abre mão da virtuosidade técnica característica da banda, para apoiar-se no "feeling" incrivelmente inesgotável e renovador de cada um de seus integrantes. No dia 15 de novembro de 2009, mais precisamente num domingo, John Frusciante anuncia que sairia do Red Hot Chili Peppers por motivos ainda desconhecidos. No dia 17 de Dezembro, John diz que, mentalmente, já tinha saído há muito tempo. "Ele quer é trabalhar nas suas coisas, nos seus álbuns. Toda aquela maquinaria de uma grande banda de rock já não lhe diz nada", diz uma fonte anônima. O seu trabalho é reconhecido pela revista americana Rolling Stone, que lhe concedeu o 18º lugar dos melhores guitarristas da historia em 2003 e 72º em 2011, o 43º Melhor Guitarrista de Todos os Tempos segundo o site da fabricante de guitarras Gibson e também foi reconhecido como "O Melhor Guitarrista dos Últimos 30 Anos" (1980-2010) numa votação dos ouvintes, no site, da rádio britânica BBC. John Frusciante também mantém uma carreira solo, tendo lançado quinze álbuns sob o seu próprio nome.

Nascimento: 5 de março de 1970 (46 anos)


JohnFruscianteAugust2006.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário