Translate

29 de setembro de 2021

Album Reviews: AnkerkeriA - Matriarch (2021)


Foto: Reprodução
Gravadora: Independente


Por: Alexandre Veronesi - Colaborador Big Rock N' Roll


Hoje, quando o assunto é Metal extremo nacional e seus mais recentes acontecimentos, muito se fala em Crypta e Nervosa - com justiça, pois são bandas excepcionais, diga-se de passagem - contudo, na humilde opinião do redator que vos fala, o principal álbum de 2021 até o presente momento, considerando o segmento supracitado, se chama "Matriarch", que é o primeiro trabalho dos cearenses do ANKERKERIA, nome ainda pouco conhecido no cenário, tendo iniciado suas atividades no ano de 2013.

A bolacha impressiona, principalmente, por se tratar de um registro de estreia, tamanha a qualidade de composição e técnica aqui vigentes. Desde os primeiros segundos da audição, nos deparamos com um Death Metal altamente intrincado, cheio de variações e mudanças de andamento - por vezes remetendo a nomes como Suffocation e Obscura, só para citar alguns exemplos - dispondo também de apurado senso melódico, um conjunto afiado de instrumentistas, e vociferações tão raivosas quanto precisas. Tudo isso, é claro, apoiado pelo primoroso trabalho de produção, responsável por manter todas as camadas do som bem evidentes e cristalinas.

Sendo sincero, não consigo sequer apontar destaques individuais neste disco, seja em termos de repertório ou de execução. As linhas instrumentais de Marcelo Louco (guitarra), Felipe Facó (guitarra), Alessandra Castro (baixo) e Vicente Ferreira (bateria) são bastante complexas, bem pensadas, e encaixam-se inerentemente às canções, assim como faz a voz de Joice Lopes, sempre imposta de modo que visa a verbalização do tom e urgência da obra, transitando regularmente entre o gutural e o rasgado com igual eficácia. Caso deseje uma pequena amostra antes de consumir o álbum na íntegra, recomendo que assista os mais recentes videoclipes, "Baph Metra" e "Feeding Fools", ambos disponíveis no canal oficial da banda no YouTube. Posso lhe assegurar que o restante do material segue este exato mesmo padrão de qualidade.

Foto: Divulgação


Em suma, o ANKERKERIA foi responsável por nos agraciar com uma das maiores surpresas da temporada 2021. O que temos aqui é um trabalho de nível internacional, criminosamente negligenciado pelos fãs do gênero e boa parte da mídia especializada, o que torna esta matéria algo próximo a um manifesto em busca de justiça ao talentoso quinteto, que prova mais uma vez o grande poder de fogo que o Heavy Metal nordestino possui. E repito: "Matriarch" é, sem sombra de dúvidas, o melhor disco de Metal extremo lançado por uma banda brasileira neste ano.


AnkerkeriA - Matriarch

Gravadora: independente

Data de lançamento: 01/02/2021


Tracklist:

01 - Baph Metra

02 - Mother Of Horrors

03 - Lord Of Flies

04 - Alis Mortis

05 - Feeding Fools

06 - Decerebrate

07 - Key Of The Abyss

08 - Blessed Be Thy Shame

09 - Widow

10 - Brain Grinding Factory


Formação:

Joice Lopes - vocal

Marcelo Louco - guitarra

Felipe Facó - guitarra

Alessandra Castro - baixo

Vicente Ferreira - bateria

Nenhum comentário:

Postar um comentário