Translate

26 de novembro de 2021

Novo box de David Bowie está disponível nas plataformas digitais

Foto: Reprodução


A Parlophone Records acaba de lançar o box digital "BRILLIANT ADVENTURE (1992 – 2001)" do eterno camaleão do Rock, David Bowie. Esse é o quinto de uma série de boxes digitais que repassam sua carreira desde 1969. Em 7 de janeiro de 2022, um dia antes do aniversário de Bowie (completaria 75 anos de idade), o sexto box digital TOY (TOY:BOX) terá seu tão aguardado lançamento. 

Ouça aqui: https://lnk.to/DBBA

O mais recente de uma série de boxes digitais premiados e aclamados pela crítica - FIVE YEARS (1969 – 1973), WHO CAN I BE NOW? (1974 – 1976), A NEW CAREER IN A NEW TOWN (1977 – 1982) e LOVING THE ALIEN (1983-1988) -, BRILLIANT ADVENTURE (1992 – 2001) vem com um total de 131 músicas, incluindo novas versões remasterizadas, com contribuições dos produtores e colaboradores originais de alguns dos materiais mais experimentais de Bowie:  “Black Tie White Noise, The Buddha of Suburbia”, ”Outside Earthling” e “Hours…”,  junto com o álbum ao vivo expandido “BBC RADIO THEATRE, LONDON, JUNE 27, 2000”, a compilação de versões alternativas / lados B e trilha sonora “RE:CALL 5”, e o lendário e inédito “TOY”.

Confira o lyric vídeo de "You've Got A Habit Of Leaving (Radio Edit)":


“TOY” foi gravado após a performance triunfante de David em Glastonbury em 2000. Bowie entrou no estúdio com sua banda, Mark Plati, Sterling Campbell, Gail Ann Dorsey, Earl Slick, Mike Garson, Holly Palmer e Emm Gryner, para gravar novas interpretações de músicas gravadas entre 1964 a 1971. David planejou gravar o álbum de modo old school, com a banda tocando ao vivo, escolher as melhores versões e então lançá-lo o mais rápido possível. Infelizmente, em 2001, o conceito de lançamento surpresa de um álbum e a tecnologia para apoiar isso ainda demorava alguns anos, tornando impossível o lançamento imediato de “TOY. Entretanto, David faria o que fez de melhor: prosseguiu para algo novo, que começou com um punhado de novas músicas das mesmas sessões de gravação que por fim acabaram se tornando o álbum “Heathen”, lançado em 2002 e considerado como uma das melhores fases de Bowie.   

Agora, vinte anos depois, o co-produtor de David, Mark Plati afirma que “Toy é um momento no tempo capturado em um âmbar de alegria, fogo e energia. É o som de pessoas felizes em estarem tocando música. David revisitou e reexaminou seus trabalhos de décadas anteriores através de prismas de experiência e novas perspectivas - um paralelo que não passou despercebido por mim, pois agora o revisito vinte anos depois. Às vezes, ele dizia: ‘Mark, esse é o nosso álbum’ - Acho que por saber que eu estava profundamente envolvido com ele naquela jornada. Estou feliz de finalmente poder dizer que agora o álbum pertence a todos nós”.

As sementes de TOY foram plantadas pela primeira vez em 1999 durante a produção de um episódio de VH1 Storytellers. David queria performar algo de sua carreira pré-“Space Oddity”, então ele voltou a 1966 e tirou o pó de  “Can’t Help Thinking About Me” pela primeira vez em trinta anos. A música permaneceu na setlist da curta turnê promocional do álbum “hours…” e, no início dos anos 2000, David e o produtor Mark Plati compilaram uma lista de algumas das primeiras músicas de Bowie para regravação.


“TOY” termina com uma nova música que deu nome ao título do álbum, “Toy (Your Turn To Drive)” que nasceu de um improviso no final de uma das versões ao vivo de “I Dig Everything”. A faixa é baseada em seções rearranjadas da bateria de Sterling Campbell, o baixo de Ann Dorsey e seções de piano de Mike Garson, repetidas junto com uma linha de guitarra de Earl Slick que foi sampleada, esticada no tempo e usada repetitivamente. Por último, alguns dos vocais de Holly e Emm do corpo de “ I Dig Everything” foram cortados e resinificados. 

Exclusivas no box “BRILLIANT ADVENTURE (1992 – 2001)” estão as performances no BBC RADIO THEATRE, LONDON, JUNE 27, 2000 e RE:CALL 5. A primeira foi gravada dois dias depois da famosa performance em Glastonbury para 500 fãs sortudos no teatro em art déco da BBC no centro de Londres. “RE:CALL 5” apresenta 39 músicas que ficaram de fora de álbuns anteriores / versões alternativas / lados B e músicas de trilhas sonoras.


Agradecimento: Warner Music Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário