Translate

2 de novembro de 2021

Rita Lee: História da Rainha do Rock em exposição no MIS


Por: Juliana Carpinelli


Começo esse texto sobre a querida Rainha do Rock brasileiro, Rita Lee, falando que aproveitei um tempinho nas minhas férias (sim, além de ser editora-chefe da Big Rock tenho um emprego fixo e estou de férias...uhuuu) para conferir a incrível exposição Samsung Rock Exhibition Rita Lee, no MIS - Museu da Imagem e Som, em São Paulo.

Foto: Juliana Carpinelli


Fui conferir de pertinho todo os itens pessoais e histórias sobre sua vida e carreira, desenvolvida pela agência de entretenimento Dançar Marketing. A direção artística é de Guilherme Samora – estudioso do legado cultural da cantora – cenografia de Chico Spinosa e a curadoria é do seu filho do meio, João Lee. Durante o passeio, que conta a trajetória de 50 anos da cantora, foi possível conferir desde a representação do porão da casa onde morou com seus pais (e que tinha em cima da TV, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida), manuscritos originais de músicas de sucesso, as repressivas pela censura da época com alegações de serem comunistas e uma carta que recebeu de sua mãe durante o período em que ficou na prisão, acusada de porte de maconha. Todas em exposição em uma ala da exposição para ler e reler. 

Foto: Juliana Carpinelli


Uma das coisas que mais me chamou a atenção, e deixou meus olhos brilhando, eram os modelitos usados por Rita durante sua carreira, como a polêmica roupa de Nossa Senhora Aparecida, que fez a cantora ser excomungada da igreja, o vestido de casamento usado na época dos Mutantes (emprestado por Leila Diniz e nunca devolvido à TV Globo), o traje de sete cabeças (Santa Rita de Sampa), o figurino utilizado na capa do álbum 'Lança Perfume' (1980) entre tantos outros.

Uma parte da exposição é toda dedicada às ações sociais que a cantora apoia, como seus livros infantis que retratam a natureza e a proteção aos animais. Outro momento da exposição é dedicada ao amor de Rita e Roberto, onde é possível espiar por fechaduras enormes com diversas fotos do casal apaixonado. Além disso, podemos assistir alguns vídeos com performances da cantora em mini televisores e, em um deles, tem o famoso selinho que Rita e Hebe trocaram no programa da apresentadora, no SBT.

Foto: Juliana Carpinelli


Com certeza você deve estar se perguntando: esse passeio todo pela história da Rainha do Rock, tem trilha sonora? Claro que tem! Por onde quer que você esteja, uma das inúmeras canções de sucesso de Rita estão tocando e quando você menos espera, já está cantarolando.

Saí do MIS flutuando e cantando..."Lança Perfume", meu álbum predileto e que minha mamãe (fã de Rita Lee e que foi minha companheira na exposição) tem até hoje guardado em casa.

A exposição vai até o dia 28 de novembro e os ingressos são R$ 50 e R$ 25 (meia-entrada), com entrada gratuita de 3ª a 6ª feira, das 10h às 11h30 (necessária a reserva de ingressos pelos sites das bilheterias): https://www.ingressorapido.com.br/home

Não perca essa oportunidade e conheça um pouco mais sobre Rita Lee. Vale muito a pena. 

Viva Rita Lee!

Nenhum comentário:

Postar um comentário