Translate

24 de dezembro de 2021

90 anos de Rickenbacker: Como a guitarra elétrica foi usada como instrumento de mudança

Foto: Divulgação


Eles passaram a simbolizar a rebelião adolescente, tanto em casa tocando hinos raivosos quanto canções de amor de partir o coração. Eles foram adorados, cobiçados...e destruídos ou incendiados no palco. Alguns custam milhões, outros apenas algumas libras. E quase qualquer pessoa pode tocar, embora seja necessário talento para fazê-lo bem.

Agora, quando a guitarra elétrica Rickenbacker faz 90 anos, um novo livro revelou como um dos pioneiros do instrumento icônico morreu sem um tostão, tendo perdido sua fortuna e acabou em uma gangue depois de colocar suas economias de uma vida inteira em seu desenvolvimento. No entanto, conforme ele afundou na pobreza, sua criação se transformou em lenda.

'Rickenbacker Guitars: Out Of The Frying Pan Into The Fireglo' [Guitarras Rickenbacker: Fora da frigideira para o Fireglo] é a aguardada sequência de 'Fender The Golden Age - 1946-1970' de Martin e Paul Kelly. Com mais de 336 páginas, o livro cobre a história de uma das marcas de guitarra mais icônicas do mundo, desde a invenção da guitarra elétrica em 1931 até os dias atuais.

Os autores viajaram o mundo para reunir mais de 350 instrumentos originais - incluindo todos os 7 Rickenbackers de propriedade dos Beatles sobreviventes - fotografando-os lindamente para um estudo abrangente desta marca única. Novas entrevistas com músicos lendários de Rickenbacker, incluindo Roger McGuinn, Peter Buck, Susanna Hoffs, Johnny Marr, Mike Campbell, Geddy Lee e Paul Weller, tornam este livro a história mais abrangente da marca até hoje e uma obrigação para todos os entusiastas da guitarra.

Foto: Divulgação


A história começou quando o empresário de Los Angeles Ted Kleinmeyer, que herdou uma soma de dinheiro de dar água nos olhos aos 21 anos, ajudou a financiar os projetos de guitarra elétrica de seu primo George Beauchamp no início dos anos 1930.

Eventualmente, ele investiu o equivalente moderno de milhões de libras no projeto de Beauchamp - apenas para se desentender com os outros investidores de seu primo e perder sua fortuna. Na época da Segunda Guerra Mundial, Kleinmeyer estava falido e foi condenado a trabalhar em uma gangue. “Kleinmeyer sempre teve problemas”, diz Kelly.

O projeto foi fabricado pelo empresário austríaco Adolph Rickenbacker em 1931, que lhe deu seu nome.

Para adquirir, basta acessar esse link: https://phantombooks.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário