Translate

10 de janeiro de 2022

Michael Lang, co-criador do festival de Woodstock, morre aos 77 anos

Foto: Evan Agostini/Invision/AP


Michael Lang, co-criador do festival de Woodstock, morreu no último sábado (08) aos 77 anos.

Lang morreu no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, na cidade de Nova York. De acordo com o porta-voz da família, Michael Pagnotta, a causa da morte foi uma forma rara de linfoma não-Hodgkin.

Lang, junto com os sócios Artie Kornfeld, Joel Rosenman e John P. Roberts, planejou o famoso festival de 1969 na extensa fazenda leiteira de Max Yasgur em Bethel, NY. Durante quatro dias, mais de 400.000 participantes foram presenteados com apresentações de artistas, incluindo o Grateful Dead, Janis Joplin, Jefferson Airplane, Jimi Hendrix e The Who.

Lutando contra problemas climáticos, mudanças tardias no local e muito mais participantes do que o previsto, o etos de Woodstock de "paz e música" perdurou, tornando o festival um momento definidor no movimento contra cultural da década.

Woodstock foi um teste para saber se as pessoas de nossa geração realmente acreditavam umas nas outras e no mundo que lutávamos para criar”, escreveu Lang em seu livro de 2009, The Road to Woodstock. "Como faríamos quando estivéssemos no comando? Poderíamos viver como a comunidade pacífica que imaginamos? Eu esperava que sim."

Nascido no Brooklyn, NY, Lang cursou a Universidade de Nova York por um breve período antes de se mudar para a Flórida. Foi lá que ele teve a ideia de Woodstock após organizar o Miami Pop Festival em 1968, tendo Jimi Hendrix como atração principal.

"Fiquei surpreso com o efeito que a música teve nas crianças" , disse ele à Billboard em 2009. "Eu fui de John Lee Hooker a Jimi Hendrix, e eles adoraram tudo ... e olhar para seus rostos e ver a forma como a música estava transformando aqueles jovens realmente me levou nessa direção. "

Apresentado com destaque no documentário vencedor do Oscar de 1970, Woodstock , frequentemente andando pelo terreno do palco em sua motocicleta, Lang se tornou uma das faces mais reconhecidas por trás do festival.

Nos anos posteriores, ele continuaria a produzir eventos baseados no legado do Woodstock original, incluindo os festivais Woodstock '94 e Woodstock '99. O último evento, um concerto de três dias em Roma, NY, foi infamemente atormentado por atos de violência amplamente cobertos e denúncias de agressão sexual.

Em 2019, Lang planejava apresentar o Woodstock 50, uma releitura do festival com uma ampla gama de artistas, incluindo Chance the Rapper e Carlos Santana, mas o festival foi cancelado após contratempos financeiros.

Além de sua esposa Tamara, Lang deixa os filhos Harry e Laszlo e as filhas LariAnn, Shala e Molly.

Descanse em paz, Michael Lang...

Nenhum comentário:

Postar um comentário