Translate

17 de fevereiro de 2022

Chinaina lança terceiro videoclipe de "Carnaval da Vingança"

Foto: Pamella Gachido


Poucos dias após lançar o EP "Carnaval da Vingança", o cantor e compositor Chinaina apresenta hoje (17), o terceiro (e dançante) videoclipe do novo trabalho. A versão em ritmo de frevo do sucesso da banda pernambucana Mombojó, "Deixe-se Acreditar" (Chinaina/ Felipe S./ Marcelo Campello), já está disponível no canal do artista no YouTube. 

Confira:


Chinaina conta como essa música, escrita há 19 anos, foi parar no EP: "Quando compus essa canção junto com Felipe S. e Marcelo Campello, em 2003, nem imaginava que ela acabaria se tornando um dos grandes sucessos do Mombojó. E toda vez que eu ia assistir a banda ao vivo e via o público todo cantando junto, algo me dizia que em determinado momento eu faria uma versão diferente dessa música. E a hora chegou quando comecei a escolher as músicas para o "Carnaval da Vingança". Pedi para o maestro Nilsinho Amarante criar um arranjo que a deixasse com cara de frevo de rua e ele fez um trabalho brilhante".

"Deixe-se Acreditar", assim como as outras faixas do EP, foi produzida por Chinaina. Os músicos Nilsinho Amarante (trombone), Tostão Queiroga (surdo, caixa, pandeiro e pratos), Alex Santana (tuba), Fabinho Costa (trompete) e Gilberto Pontes (sax tenor e alto) participaram da gravação. A canção ainda foi coroada com o talento de seu coautor, Felipe S. (Mombojó), que dividiu os vocais com Chinaina. A mixagem e a masterização foram realizadas por Buguinha Dub.


Sobre o EP:

"Carnaval da Vingança" é o novo EP do músico, cantor e compositor Chinaina, que já está disponível nas principais plataformas digitais através do selo Pedra Onze. O repertório mescla músicas inéditas e regravações de duas de suas composições mais conhecidas. Em seu sexto trabalho solo, Chinaina combina duas de suas referências seminais: o frevo e o hardcore. O som que irrompe dos alto-falantes catapulta o ouvinte direto para o meio da folia do carnaval pernambucano. A atmosfera festiva é contagiante. Mérito da produção, conduzida com propriedade pelo próprio artista, frequentador assíduo das festas de rua de sua cidade natal, Olinda, e que sempre observou aquele peculiar conjunto de regras e atitudes carnavalescas sob uma ótica moldada desde cedo pelo punk rock.

O EP abre com a inédita "Carnaval Infinito", samba-reggae escrito em parceria com a multi-instrumentista Michelle Abu. Na sequência, Chinaina divide os vocais com Felipe S. na nova versão do sucesso do Mombojó, "Deixe-se Acreditar". A terceira faixa é “Hardcore Brasileiro”, lançada originalmente em 1999 pela banda Sheik Tosado, que ganha releitura com orquestra regida pelo maestro Nilsinho Amarante. Com intenção de roda de pogo, acelerando o passo dos habituais 150 BPM para 180 BPM, a música comprova definitivamente a tese de que o hardcore brasileiro é o frevo. O encerramento de "Carnaval da Vingança" traz a participação especial de Cannibal, vocalista da lendária banda Devotos, em "Virando Papangú", a outra inédita do EP. A arte da capa e o projeto gráfico são de autoria de outro integrante da Devotos, Neilton Carvalho.

   

Sobre o artista:

Conhecido por sua intensa presença de palco, o pernambucano Chinaina (nome artístico de Flávio Augusto Câmara, que até pouco tempo atrás assinava como China) saiu de Olinda para se apresentar nas principais casas de show e festivais do Brasil. Já são mais de 20 anos de uma carreira eclética e consolidada. Em 2019 foi indicado ao Prêmio APCA de Melhor Álbum pelo seu 5º disco solo, "Manual de Sobrevivência para Dias Mortos". Está à frente da Banda Del Rey, criada para homenagear a obra de Roberto e Erasmo Carlos, e do projeto infantil Mini Joia. Carismático e grande comunicador, acabou migrando dos palcos para a TV, onde já passou pela MTV Brasil, TV Bandeirantes, Multishow, Canal Bis e Canal Futura, sempre falando sobre música. Atualmente, Chinaina está empenhado na produção da segunda temporada da série “Caça Joia”, na qual comanda uma busca por talentos musicais da cena independente brasileira. A primeira temporada, dirigida por Pamella Gachido e produzida pela Pedra Onze, está disponível no Globoplay. 


Agradecimento: Batucada Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário