Translate

2 de março de 2022

Elder Machina simula desespero da fusão entre o homem e a máquina

Arte: @banca.art


Elder Machina, o projeto de metal industrial instrumental do artista Banca, lança via Canil Records o terceiro single da carreira, a densa e pesada Painful Automation. A música é uma concepção do músico sobre a sensação de dor e sofrimento na fusão da raça humana com as máquinas.

Ouça Painful Automation no streaming: https://bit.ly/PainfulAutomation.


Banca, autor de impactantes artes para Allen Key, Mercy Shot, Venomous, Mauren Mcgee, entre outros, fala da proposta da Elder Machina, cirado em 2020, cuja inspiração sonora veio de artistas como Mick Gordon, Fear Factory, Sonic Mayhem e Andromida.

"A ideia é, por meio da música instrumental e das capas, situar o ouvinte num cenário pós apocalíptico, controlado por entidades biomecânicas e inteligencias artificiais".

O atual single mostra a Elder Machina com uma sonoridade mais contemporânea, numa mescla quando inseparável do metal com o industrial. No projeto, Banco é responsável por tudo: compõe, grava instrumentos, programa as bateras, sintetizadores e faz o sound design e artes.

Para abordar o conceito criado, do processo de fundição da humanidade com máquinas e a sensação de dor e desespero que isso traria, a capa foi inspirada nas obras do H.R. Giger e tem o mesmo objetivo da música.

A música tem uma intro percussiva, que remete aos sons de uma fábrica, junto a sintetizadores, que representam as maquinas conversando/trabalhando.

Segue num ritmo "pergunta e resposta", com os riffs de guitarra chamando uma melodia de sintetizador, que representam tanto o trabalho sendo feito, como os efeitos do trabalho em si.

No meio da música começa uma outra rodada mais percussiva, dessa vez já com guitarra, baixo e bateria, mesclando ritmo com um pouco das melodias.

Os sons de metais batendo remetendo a fábrica permeiam a música por completo, tanto mais ao fundo como parte do sound design ou em momentos sendo o elemento principal do riff.

A faixa fecha com a mesma ambiência da introdução, tornando completo o processo de automação do indivíduo.

Painful Automation é terceiro laçamento da Elder Machina após os singles Into the Core e Biomechanial God, ambos e 2020.

Foto: Divulgação


Elder Machina nas redes sociais:

www.instagram.com/eldermachina

www.instagram.com/banca.art


Agradecimento: Tedesco Comunicação e Midia

Nenhum comentário:

Postar um comentário