Translate

18 de abril de 2022

Album Reviews: Opera Diabolicus - Death On A Pale Horse

Foto: Divulgação
Gravadora: Seasons Of Mist / Shinigami Records


Por: Alexandre Veronesi - Colaborador Big Rock N' Roll


Formado em Gotemburgo, Suécia, no ano de 2006, o projeto OPERA DIABOLICUS é fruto das mentes criativas de Andreas Niemi (codinome Adrian de Crow) e David Grimoire. Em 2012, o duo disponibilizou seu primeiro registro, o aclamado "1614", e após quase uma década de inatividade, enfim tivemos a continuação deste trabalho, batizada de "DEATH ON A PALE HORSE", com lançamento ao redor do globo em Novembro de 2021, chegando ao Brasil - em formato físico - por intermédio da parceria Shinigami Records / Seasons Of Mist.

De aura densa, o disco - assim como fez seu predecessor - se mostra uma perfeita representação do horror gótico e cênico aplicado ao Heavy Metal. Temos aqui um eficaz amálgama entre vários subgêneros da música pesada, que inclui Doom, Gothic, Heavy tradicional, Prog e outros, compondo assim, meticulosamente, a sonoridade singular deste teatro sombrio, o que pode ser atestado em canções como "BRING OUT YOUR DEAD", "SIREN'S CALL", "DARKEST DOOM ON THE BRIGHTEST OF DAYS" e "NIGHT DEMON".

O experiente Mats Levén (ex-Candlemass, Yngwie Malmsteen, Therion e Treat, atual Vandenberg e Denner's Inferno) prova ser a escolha certeira para os vocais principais do álbum, encaixando-se perfeitamente dentro da proposta musical e interpretativa, muito devido ao seu timbre peculiar e estilo versátil - ora bastante grave, ora mais "fantasmagórico" - sempre poderoso e com o marcante "drive" (rasgado) em evidência.

Dentre os numerosos músicos convidados presentes no registro, destacam-se as participações dos icônicos guitarristas Andy LaRocque (King Diamond) e Michael Denner (Mercyful Fate, King Diamond) na faixa "SECOND COMING", e do multi-instrumentista Snowy Shaw (Mercyful Fate, King Diamond, Therion, Memento Mori, Dimmu Borgir, Dream Evil etc.) performando os vocais e bateria de "A SONG OF DETESTATION".

A sonoridade cristalina da bolacha é uma cortesia do sempre competente Jens Bogren (aqui responsável pela mixagem e masterização), enquanto a parte gráfica do material - incluindo a bela arte da capa - ficou a cargo do designer e fotógrafo sueco Johan Carlén.

Por fim, todos os elementos mencionados previamente - entre outros - fazem de "DEATH ON A PALE HORSE" um dos trabalhos mais vistosos e interessantes de 2021. Altamente recomendado para fãs de King Diamond, Therion, Candlemass, Kamelot, e afins.

Foto: Johan Carlén / Divulgação


Opera Diabolicus - Death On A Pale Horse

Gravadora: Seasons Of Mist / Shinigami Records

Data de lançamento: 26/11/2021


Tracklist:

01 - Listen Everybody

02 - Bring Out Your Dead

03 - Second Coming

04 - Siren's Call

05 - Darkest Doom On The Brightest Of Days

06 - A Song Of Detestation

07 - Little Sister

08 - Night Demon

09 - At Nighttime


Formação:

David Grimoire - guitarras e teclados

Adrian de Crow - baixo

Mats Levén - vocal (músico convidado) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário