Translate

23 de maio de 2022

Album Reviews: Septicflesh - Modern Primitive (2022)

Foto: Divulgação



Por: Alexandre Veronesi - Colaborador Big Rock N' Roll  


Fundada em 1990 pelos irmãos Spiros (codinome Seth Siro Anton) e Christos Antoniou, a banda grega SEPTICFLESH surgiu com o objetivo de aliar a agressividade extrema do Death Metal ao requinte da música erudita - com um acentuado esmero no que diz respeito à densidade atmosférica - fusão esta que ao longo dos anos passou por diversas mudanças e aprimoramentos, resultando em uma sonoridade única e absolutamente marcante. Quase 5 anos após o ótimo "Codex Omega" (2017), o grupo finalmente disponibilizou, em 20 de Maio de 2022, o seu 11º álbum de estúdio, intitulado "Modern Primitive". No Brasil, o registro teve lançamento em formato físico por meio da parceria Shinigami Records / Nuclear Blast.

A produção musical da bolacha ficou a cargo do renomado produtor sueco Jens Bogren, ao passo que a arte da capa, rústica e impactante, é assinada pelo próprio frontman, Spiros Antoniou, o principal responsável pelo design visual do SEPTICFLESH desde 1995.

Abordando como tema central a degradação progressiva do ser humano (especialmente em termos intelectuais), o disco dispõe de 9 temas, que se distribuem por pouco mais de 38 minutos de duração, e contém todos os principais elementos que consagraram a banda a nível mundial, sendo um verdadeiro prato cheio aos fãs. "The Collector" abre os trabalhos através de uma bela passagem de cordas, que não demora a se transformar em um caos sonoro muito agradável, polido e bem arquitetado. São constantes as variações de andamento e ritmo ao decorrer do repertório, demonstrando a já conhecida versatilidade dos músicos, que aqui são novamente acompanhados por seus parceiros de longa data da Orquestra Filarmônica de Praga, e a bem-vinda novidade fica por conta da participação do grupo Libro Coro, um coral de vozes infantojuvenis que abrilhanta ainda mais o rico trabalho desenvolvido no álbum. Embora a seleção de "Modern Primitive" seja bastante homogênea, é justo atribuir um destaque especial às grandiosas "Hierophant", "Self-Eater", "Coming Storm", a retilínea "A Desert Throne", e "Psychohistory".

"Modern Primitive" é, em suma, mais uma excelente entrada na sólida discografia do SEPTICFLESH. Se você ainda não conhece o som do quinteto ateniense, faça um favor a si mesmo e trate de corrigir esta falha o mais breve possível, pois certamente está perdendo uma das mais singulares e interessantes bandas do cenário Metal extremo da atualidade.

Foto: Stella Mouzi


Septicflesh - Modern Primitive

Gravadora: Nuclear Blast / Shinigami Records

Data de lançamento: 20/05/2022


Tracklist:

01 - The Collector

02 - Hierophant

03 - Self-Eater

04 - Neuromancer

05 - Coming Storm

06 - A Desert Throne

07 - Modern Primitives

08 - Psychohistory

09 - A Dreadful Muse


Formação:

Seth Siro Anton - vocal e baixo

Christos Antoniou - guitarra e orquestrações

Sotiris Anunnaki V - guitarra, guitarra 12 cordas e vocal limpo

Psychon - guitarra

Kerim "Krimh" Lechner - bateria

Nenhum comentário:

Postar um comentário