Translate

27 de maio de 2022

Iggy Pop recebe prestigioso prêmio sueco Polar Music Prize

Foto: Divulgação


Nesta terça-feira (24), o lendário roqueiro Iggy Pop foi presenteado com o Polar Music Prize 2022 em uma cerimônia no The Grand Hotel em Estocolmo, Suécia.

O Polar Music Prize foi fundado em 1989 por Stig "Stikkan" Anderson, o gerente e editor de música do ABBA . Um letrista bem conhecido, ele também foi o co-autor de muitos de seus primeiros sucessos. O prêmio foi apresentado pela primeira vez em 1992.

Ao aceitar seu prêmio, Iggy Pop comentou: "O reconhecimento é uma amante difícil ... Ada Osterberg, uma emigrada sueca para os EUA, adotou meu pai James ... [ Ada ] era enfermeira da Cruz Vermelha e criou meu pai durante a grande depressão...grandes pessoas, pessoas reais. Eu não sou grande nem real. Neste ponto, eu sou um mito. Felizmente, a música é uma forma de mito. Toda beleza deriva de acreditar no mito. Mas de vez em quando, você precisa cair na real - tipo, foi assim que cheguei aqui. Então, quando você pensar em música, quando pensar nesse prêmio e se lembrar de mim, pense nas bolas."

Em um comunicado anunciando o prêmio de Iggy, o comitê de premiação do Polar Music Prize disse: "Com seu grupo definidor de época, The Stooges, Iggy Pop criou um rock furioso misturando influências de blues e free jazz com o rugido da indústria automotiva de Michigan. Com sua coragem, iniciativa e força bruta, Iggy Pop abriu caminho para o punk e o pós-punk. Grupos como Sex Pistols, Ramones, Blondie, Siouxsie And The Banshees, Joy Division e Nick Cave seguiram seus passos. Como um artista solo, Iggy Pop nunca desacelerou e, em vez disso, impulsionou essa forma de arte por meio século. Iggy Pop é ‘o presidente do entediado’ que retrata a alienação em linguagem poética. Um artista totalmente único que personifica e incorpora o que é o rock."

Os vencedores anteriores do Polar Music Prize incluem Metallica, Elton John, Sting, Ray Charles, Bob Dylan, Led Zeppelin, Pink Floyd, Peter Gabriel, Stevie Wonder, Paul Simon, Joni Mitchell, BB King, Quincy Jones, Paul McCartney, Max Martin e Bruce Springsteen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário