Translate

11 de janeiro de 2023

Jeff Beck morre aos 78 anos

Foto: F. BRUCKER


O virtuoso guitarrista e titã do rock inglês Jeff Beck morreu nesta terça-feira (10), aos 78 anos. A informação foi confirmada em nota pela empresa de publicidade do guitarrista.

Em nome de sua família, é com profunda tristeza que compartilhamos a notícia da morte de Jeff Beck”. Depois de contrair repentinamente meningite bacteriana, ele faleceu pacificamente ontem. Sua família pede privacidade enquanto processa essa tremenda perda."

Beck ganhou destaque pela primeira vez como membro dos Yardbirds, onde substituiu Eric Clapton. Beck tocou com a banda de 1965 a 1966, e seu mandato se sobrepôs brevemente a Jimmy Page, que inicialmente tocou baixo no grupo e depois mudou para a segunda guitarra. Com Beck na banda, os Yardbirds marcaram vários sucessos no Top 10 do Reino Unido, incluindo "Heart Full of Soul", "Evil Hearted You" e "Shapes of Things".

Depois de ser demitido dos Yardbirds, Beck embarcou em uma breve carreira solo e formou o Jeff Beck Group, que incluía Rod Stewart nos vocais e Ron Wood no baixo. Ele alcançou o Top 20 da Billboard 200 com álbuns do final dos anos 60 como Truth e Beck-Ola . Seu grande avanço solo veio em 1975 com Blow by Blow, um álbum principalmente instrumental que alcançou a quarta posição nos Estados Unidos e ganhou disco de platina.

Depois de lançar 'Wired' de 1976, a produção de Beck tornou-se mais esporádica e ele experimentou um declínio no sucesso comercial. Ainda assim, ele permaneceu como um clássico do rock e foi amplamente citado por fãs, críticos e colegas musicais como um dos maiores guitarristas de todos os tempos. Seu lançamento mais recente foi o álbum colaborativo de Johnny Depp '18', lançado em 2022.

Descanse em paz, Jeff Beck...

Nenhum comentário:

Postar um comentário