![]() |
Foto: Divulgação |
Quase cinco décadas após seu lançamento original, os Rolling Stones vão celebrar seu inovador álbum “Black and Blue”, de 1976, com uma edição definitiva Super Deluxe Box Set, que chega mundialmente em 14 de novembro de 2025 pela Universal Music. Lançado originalmente em abril de 1976, “Black and Blue” marcou um novo e ousado capítulo para a banda e agora retorna em uma belíssima versão remixada e expandida em múltiplos formatos.
O projeto estará disponível como boxset de vinil 5LP e box set de 4CD. Ambas as edições incluem um disco Blu-ray, um livro capa dura de 100 páginas e um pôster réplica da turnê. Uma edição limitada de 5LP em vinil marmorizado preto e azul que também estará disponível online, junto de versões mais compactas em formatos de 2 discos e 1 disco, tanto em vinil quanto em CD.
Além disso, será lançado um vinil zoetrope de edição limitada (1LP), já disponível para pré-venda na UMusic Store: https://www.umusicstore.com/the-rolling-stones
![]() |
Foto: Divulgação |
“Black and Blue” é o 13º álbum de estúdio dos Stones, o primeiro após a saída do ex-guitarrista Mick Taylor, que acabou sendo substituído por Ronnie Wood. As sessões de gravação ficaram famosas por funcionarem como “audições”, contando com contribuições de grandes guitarristas como Harvey Mandel, Wayne Perkins, Jeff Beck e Robert A. Johnson. No fim, livre dos compromissos com a banda The Faces, Ronnie Wood se juntou a Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Bill Wyman como um autêntico Rolling Stone, aparecendo em três faixas. Logo depois, Ronnie assinou oficialmente com a banda para a turnê nos EUA, iniciando sua jornada de cinco décadas no grupo, com múltiplos álbuns de estúdio e ao vivo, além de dezenas de turnês mundiais históricas. Em uma nova entrevista incluída no box set, Ronnie relembra sua entrada na banda, em 1976, com as palavras: “Naquele momento, era ali aqui que eu deveria estar”.
Musicalmente, “Black and Blue” mostrou o espírito aventureiro dos Rolling Stones ao misturar reggae, funk e soul ao seu característico rock. O disco trouxe em seu repertório a provocante “Hot Stuff”, a enérgica “Hand of Fate”, a emocionante balada e single de sucesso “Fool to Cry”, a favorita dos fãs “Memory Motel”, além de “Melody”, que contou com os talentos de Billy Preston, um colaborador essencial em todo o álbum. “Black and Blue” foi o segundo disco autoproduzido, creditado aos “The Glimmer Twins”, pseudônimo usado por Jagger e Richards como produtores. No lançamento, alcançou o primeiro lugar na parada de álbuns dos EUA, permanecendo por quatro semanas consecutivas e conquistando status imediato de Platina, enquanto no Reino Unido chegou ao 2º lugar em maio de 1976.
O relançamento de “Black and Blue” em 2025 inclui um disco com seis faixas inéditas, entre elas “I Love Ladies”, uma composição de Jagger/Richards, além de uma vibrante versão de “Shame, Shame, Shame”, de Shirley & Company – já disponível para ouvir aqui: https://rollingstones.lnk.to/ShamePR
Também estão incluídas quatro incríveis jams instrumentais, gravadas em 1975 com participação dos guitarristas convidados.
Para acompanhar o relançamento, um novo videoclipe de “Shame, Shame, Shame” estreia em 25 de setembro, às 12h (horário de Brasília):
Dirigido pela renomada cineasta holandesa Camille Boumans, o vídeo é uma colagem da história e da atitude dos Stones, mesclando fotos raras de arquivo com animações desenhadas à mão e um toque contemporâneo. Conhecida por seus trabalhos premiados com marcas globais e por seu estilo que une o clássico ao moderno, Boumans traz uma energia renovada ao legado dos Stones.
Outro destaque imperdível para os fãs é a gravação completa de um show ao vivo da celebrada residência de seis noites da banda no Earls Court Exhibition Centre, em Londres, onde foram acompanhados no palco por Ian Stewart, Billy Preston e Ollie Brown – todos eles também presentes no álbum de estúdio.
O disco Blu-ray que acompanha a edição traz ainda a transmissão de TV inédita do show dos Stones em 1976, no Les Abattoirs, em Paris, além de mixagens em Dolby Atmos surround sound tanto do álbum de estúdio quanto do show no Earls Court. Todo o conteúdo de áudio também estará disponível em estéreo de alta resolução. Para completar o Super Deluxe Box Set, há um livro capa dura de 100 páginas com um ensaio inédito escrito pelo especialista em Stones Paul Sexton, fotografias exclusivas das sessões do álbum e da turnê, além de um pôster réplica do show de Paris, em 1976.
Formatos disponíveis:
5LP Super Deluxe Box Set
4CD Super Deluxe Box Set
Edição limitada 5LP Marbled Vinyl Super Deluxe Box Set
2LP / 2CD (Album + Outtakes & Jams)
1LP / 1CD (2025 Steven Wilson Mix)
1LP Zoetrope Vinyl
Agradecimento: Universal Music Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário