Destaques

Translate

10 de outubro de 2025

Album Reviews: Testament - 'Para Bellum ' (2025)

Arte: Eliran Kantor


Por: Otávio Augusto Juliano - Colaborador Big Rock N' Roll


Testament: novo disco de estúdio após mais de cinco anos  


O termo mundialmente conhecido como “Big Four” se refere às quatro bandas americanas que moldaram e popularizaram o Thrash Metal: Metallica, Megadeth, Anthrax e Slayer. Considerado praticamente a “quinta força” do gênero, o Testament é também uma das referências para os fãs e se mantém na ativa de forma ininterrupta por quatro décadas, lançando regularmente trabalhos de estúdio, como é o caso do mais recente “Para Bellum”. 

A equipe da Big Rock teve acesso antecipado e exclusivo ao novo álbum, disponibilizado pela gravadora alemã Nuclear Blast Records, com data oficial de lançamento para 10 de outubro. Após pouco mais de cinco anos, o Testament mostra estar em plena forma, com uma mescla sob medida de sua tradicional sonoridade e elementos atuais. 


O título do disco vem do provérbio em latim “Si vis pacem, para bellum”, que significa: “Se quer paz, prepare-se para a guerra”. Nesse sentido, o Testament parece mesmo ter se “armado” adequadamente para fazer novamente (muito) barulho com este lançamento de peso. 

Não é preciso muito tempo de audição para perceber que se trata de um trabalho excelente da banda, que chega para deixar uma marca na sua discografia. Os singles que já haviam sido divulgados anteriormente – “Infanticide A.I.” e “Shadow People”, faixas 2 e 3 do disco, deixaram os fãs empolgados com o que estava por vir. 

E a expectativa se confirma na audição do álbum completo. “Para Bellum” traz diversas canções impactantes, como a faixa de abertura “For the Love of Pain”, “Havana Syndrome” e “Nature of the Beast”, com peso, melodia, riffs matadores e velocidade em doses ideais. Há ainda espaço para a balada “Meant To Be”, mas não se engane com o violão da introdução, pois a faixa tem seu peso ao longo dos mais de sete minutos e a marca registrada do Testament se mostra presente até nesse momento “mais calmo” do disco. 

Um destaque fica para o importante papel executado pelo baterista Chris Dovas. O jovem músico que agora integra em definitivo a banda, após algum tempo de estrada e turnês, fez sua estreia em estúdio com o Testament. O resultado é espetacular, com linhas de bateria pesadas e velozes, inclusive com Dovas contribuindo no processo de composição ao lado do guitarrista Eric Peterson. 

Uma boa amostra desse resultado é a faixa “Infanticide A.I.”, citada acima. Neste vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=P-9OHdPMXUc) é possível apreciar o trabalho do baterista em estúdio. Aos 27 anos, o homem é uma verdadeira máquina e trouxe ainda mais qualidade à banda. 

O álbum é consistente e se mostra certeiro, com a pegada brutal e clássica do Testament, ficando difícil citar apenas algumas músicas, pois todas soam muito bem e devem agradar bastante os apreciadores destes ícones do Thrash Metal mundial. 

“Para Bellum” chega como um dos destaques de 2025 e certamente figurará na lista de álbuns favoritos do ano de muita gente, inclusive deste redator. 


*Audição prévia autorizada pela gravadora Nuclear Blast.

Foto: Divulgação 


Selo: Nuclear Blast

Lançamento: 10/10/2025


Formação:

Chuck Billy – vocal

Alex Skolnick – guitarra

Eric Peterson – guitarra

Steve Di Giorgio – baixo

Chris Dovas – bateria 



Track List:

1. "For the Love of Pain" 

2."Infanticide A.I."      

3."Shadow People" 

4."Meant to Be"        

5."High Noon"              

6."Witch Hunt"              

7."Nature of the Beast"         

8."Room 117"              

9."Havana Syndrome"        

10."Para Bellum" 


Nenhum comentário:

Postar um comentário