Anette Olzon - Teatro da Amrigs - Porto Alegre/RS - 24 de setembro de 2025
Por Henrique Haag
Fotos: Henrique Haag
Em uma noite única, a cantora sueca Anette Olzon, voz dos álbuns “Dark Passion Play” (2007) e “Imaginaerum” (2011) da banda finlandesa Nightwish, nos presenteou com um repertório recheado de canções desses trabalhos, algo inédito desde a sua saída do grupo em 2012.
A nostalgia foi imediata ao ouvir músicas como “7 Days to the Wolves”, “Ghost River” e “The Poet and the Pendulum”. Na época em que Anette entrou para o Nightwish, os fãs acompanhavam essas mudanças quase exclusivamente por revistas especializadas e alguns sites de internet. Hoje, com a força das redes sociais e do YouTube, tudo é mais dinâmico e imediato. Ainda assim, lembro claramente do impacto da transformação no som da banda em 2007, e de como segui admirando e ouvindo aqueles discos com muito carinho.
Animada e sempre sorridente, Anette interagiu bastante com o público. Sua banda de apoio, formada pelos brasileiros Filipe Duarte (baixo e voz), Sanzio Rocha (guitarra), Vithor Moraes (teclados) e Kiko Lopes (bateria), deu conta do recado com muita energia e respeito aos arranjos originais.
![]() |
Foto: Henrique Haag |
![]() |
Foto: Henrique Haag |
O setlist trouxe vários destaques: “Storytime”, um dos grandes hinos da banda; “Amaranth”, que teve clipe lançado na época; “Eva”, primeiro single com Anette; “Turn Loose the Mermaids”, que nunca foi tocada ao vivo pelo Nightwish; a longa e intensa “The Poet and the Pendulum”; e “Meadows of Heaven”, que fechou a noite de forma emocionante.
Um momento divertido foi quando ela relembrou o apelido “pastora”, dado pelos fãs por causa de suas roupas do dia a dia, que lembram trajes de igreja. Anette levou na esportiva e até seu filho, Seth, subiu ao palco enrolado na bandeira do Brasil para puxar o coro de “pastora” junto ao público, o que deixou a cena ainda mais engraçada.
Para a felicidade dos fãs, Anette contou que pretende voltar em breve ao Brasil com uma turnê dedicada também à sua carreira solo, notícia que deixou todo mundo ainda mais empolgado.
Com a recepção calorosa e a conexão direta com os fãs, ficou claro que, mesmo após tantos anos, ela ainda tem um espaço enorme no coração do público brasileiro e que sua passagem pelo Nightwish continua sendo lembrada com muito carinho.
![]() |
Foto: Henrique Haag |
![]() |
Foto: Henrique Haag |
Setlist:
Resurrection (John Debney, trilha sonora do filme “A Paixão de Cristo”)
7 Days to the Wolves
Storytime
Ghost River
Bye Bye Beautiful
Amaranth
Rest Calm
Last of the Wilds (instrumental)
Eva
Turn Loose the Mermaids
Sahara
The Poet and the Pendulum
Meadows of Heaven
Last Ride of the Day
Imaginaerum
Agradecimento a Estética Torta e Acesso Music pelo credenciamento e atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário