Destaques

Translate

13 de outubro de 2025

Gabriel O Pensador – Manifesto Bar - São Paulo/SP

Foto: João Zitti 

Gabriel O Pensador – Manifesto Bar - São Paulo/SP - 03 de outubro de 2025


Por Otávio Augusto Juliano – (@showsbyotavio)

Fotos: João Zitti (@joaozitti.work)


Ter a oportunidade de ver Gabriel, o Pensador, em uma apresentação no Manifesto Bar, tradicional bar e casa de shows de Rock da noite paulistana, era certamente algo inimaginável até a última sexta-feira 03 de outubro.

O dia marcou a estreia do rapper no novo Manifesto Bar, que recebe bandas e entusiastas do Rock N` Roll desde 1994, quando foi fundado. Mais do que isso, não foi só o debut de Gabriel no local, foi o primeiro show de um artista de estilo diferente no bar atualmente na Vila Olímpia, agora totalmente redecorado, com uma acústica incrível e mais confortável.

Goste você ou não, a bem da verdade é que Gabriel transita bem entre os mais diversos públicos, inclusive entre fãs de Rock, como é o caso deste que vos escreve. Seja pelas fortes mensagens das suas letras, com enfrentamento de questões políticas, raciais e do país em geral, seja pela atitude do músico no palco, ao lado de sua competente banda.

Gabriel sabe entreter como poucos, graças à sua capacidade de composição e sua condição de um dos grandes letristas do Brasil. Em canções como “FDP 3”, “Até Quando?” e “Retrato de um Playboy - parte II” o tom crítico impera, já em “2345meia78”, “Festa da Música” e no “Rap do Feio” as letras ganham mais leveza e a diversão é garantida.

Em cerca de uma hora e meia de show, Gabriel deu seu recado, com direito ainda a versões para músicas do Rock nacional, como “Zóio de Lula” (Charlie Brown Jr.) e “Bichos Escrotos” (Titãs), esta última de forma inédita e improvisada, anunciada pelo próprio cantor, ao expressar sua felicidade em se apresentar em um tão tradicional bar de Rock de São Paulo.

Sempre com um grande sorriso no rosto, Gabriel esbanja simpatia e não deixa de falar de si mesmo e de sua história de vida em “Linhas Tortas”, canção lançada em 2012 que fala de sua paixão por escrever, surgida na infância.

Foto: João Zitti 

Foto: João Zitti 

Aos 51 anos, Pensador ainda tem energia e vibração de um garoto e anunciou que prepara um vindouro acústico com alguns dos sucessos de sua carreira. Não sabemos se o Manifesto Bar passará agora a receber artistas fora do espectro do Rock, mas se isso ocorrer fica a torcida para que sejam nomes de representatividade, talento e qualidade como o de Gabriel. Parabéns ao bar por inovar em sua programação, com essa atração diferenciada para o público paulistano.

O único “porém” da noite fica por conta do horário de início do show principal. Anunciado na conta oficial do bar que as apresentações começariam às 22h (a abertura contou com Alexia Loren e com o cantor Joni), houve um pequeno atraso inicial e o Gabriel mesmo somente subiu ao palco por volta de 1:15h, já na madrugada do sábado.

Foto: João Zitti 

Foto: João Zitti 

Foto: João Zitti 

Foto: João Zitti 


Setlist:

Se liga aí

FDP 3

Palavras repetidas

Festa da Música

Pátria que me pariu

Fé na Luta

Bichos Escrotos (Titãs)

Boca Seca

Pra onde vai?

Eu e a Tábua

Racismo é Burrice

Outro Beat (Profecia)

Retrato de um Playboy - parte II

Zóio de lula (Charlie Brown Jr.)

Linhas tortas

Liberdade

Cachimbo da paz

Solitário surfista (Jorge Ben Jor)

Rap do feio

2345meia78


Bis

Astronauta

Até quando?


Agradecimentos ao Manifesto Bar pela atenção e credenciamento da equipe do site

Nenhum comentário:

Postar um comentário