Destaques

Translate

9 de dezembro de 2025

Tetsu Yamauchi, baixista do Free e do Faces, morre aos 79 anos

Foto: Ian Dickson

O baixista Tetsu Yamauchi, cuja carreira incluiu passagens pelas bandas Free e Faces, faleceu em 4 de dezembro aos 79 anos.

Um comunicado compartilhado por sua família nas redes sociais informou que Yamauchifaleceu em paz, cercado pela família. Agradecemos sinceramente a todos que apreciaram a música de Tetsu e nos enviaram palavras gentis até agora. Foram bons momentos. É muito tempo, mas passou rápido demais.

Nascido em Fukuoka, Japão, Yamauchi iniciou sua carreira musical no final dos anos 60 com o grupo japonês de rock progressivo Micky Curtis & the Samurais. A banda lançou dois álbuns em 1971, antes de Yamauchi ser recrutado para se juntar aos membros do Free, Paul Kossoff, Simon Kirke e John 'Rabbit' Bundrick, para um álbum único intitulado 'Kossoff Kirke Tetsu Rabbit'.

Na época, o Free estava dividido, em grande parte devido a brigas entre o baixista Andy Fraser e o vocalista Paul Rodgers. Quando uma tentativa de reconciliação em 1972 não durou, Yamauchi foi oficialmente integrado ao Free para substituir Fraser. Ele tocou no que seria o último álbum do grupo, 'Heartbreaker', e foi coautor do sucesso "Wishing Well".

Quando o Free se separou definitivamente em 1973, Yamauchi entrou para o Faces, substituindo o baixista e cofundador Ronnie Lane. A adaptação provou ser problemática. "Cometemos um erro com o Tetsu", lembrou mais tarde o tecladista Ian McLagan. "Não foi culpa dele, mas ele era um festeiro e achava que ia beber muito e tocar um pouco, enquanto nós buscávamos mais criação e bem menos bebida."

Após o fim dos Faces, Yamauchi se concentrou em sua carreira solo e trabalhou como músico de estúdio. Mais tarde, retornou ao Japão e formou a banda Tetsu Yamauchi & the Good Times Roll Band, que lançou um álbum ao vivo em 1977.

Yamauchi colaborou com músicos de jazz e ainda lançou material ocasionalmente durante a década de 90. Desde então, ele se aposentou da música em grande parte.

Descanse em paz, Tetsu Yamauchi...

Nenhum comentário:

Postar um comentário