Translate

29 de janeiro de 2020

Flageladör - Sesc Belenzinho – São Paulo (SP) 11-01-2020

Foto: Roberio Lima

Vinte anos de história  fazendo música rápida e barulhenta e ainda cantando em português num terreno árido e difícil de transitar! Sem adentrar  nos perrengues que certamente permearam a história da banda,  já teríamos motivos  suficientes para justificar a comemoração. O Flageladör – capitaneado por Armando Macedö (único membro da formação original), teve como cenário o palco da comedoria do Sesc Belenzinho para registrar essa trajetória (o show foi gravado para o futuro lançamento de um CD e DVD ao vivo). 
O público compareceu em bom número para prestigiar a banda e podíamos encontrar facilmente nas imediações do Sesc figuras que pareciam ter saído do cenário de Warriors (Os Selvagens Da Noite, 1979), como é comum testemunhar em eventos dessa natureza. 

O fato é que pontualmente  as 21:30h (como é de praxe no Sesc!), Armando Macedö (voz/guitarra), Alan Magno (baixo), Lucas Chuluc (guitarra) e Hugo Golon (guitarra) se posicionaram no palco ao som da  introdução “Entre o Martelo e a Bigorna” para já emendar com a rapidíssima  “Nas Minhas Veias Corre Fogo” - sequencia inicial do último álbum de estúdio – “Predileção Pelo Macabro”. 
O setlist parece ter sido elaborado pelo próprio público, tamanha a intimidade com as canções executadas. Com refrões fortes, não era difícil  perceber o quanto os headbangers estavam empolgados ao acompanhar e cantar a plenos pulmões refrões como “Cruzada Ao Lado de Satã”! Os pescoços a essa altura do campeonato já estavam moídos, tamanha a sede de acompanhar o ritmo do que era produzido no palco da comedoria do Sesc. 
Antes de iniciar  “Contra Toda a Forma de Poder”, Um coro contra o atual mandatário do país foi entoado (gesto que vem se repetindo em vários eventos dessa natureza). Sem espaço para firulas ou enrolações desnecessárias, o foco principal era tocar o mais rápido e de forma mais agressiva possível. E não é difícil afirmar que os músicos tiveram sucesso nessa empreitada, pois o metal comeu solto durante todo o show. Os Clássicos inevitavelmente fizeram com que as coisas ficassem ainda mais quentes e a parte final da apresentação reservou momentos memoráveis com petardos do quilate de “Ao Vivo No Inferno”, “Perseguir e Exterminar” e o golpe de misericórdia com “A Maldição de Anúbis”. 

Foto: Roberio Lima

Antes de finalizar esse relato, quero expressar minha satisfação em poder testemunhar um movimento que resiste aos contratempos e adversidades de uma realidade onde não há glamour. É inegável que a cena sobrevive graças a perseverança desses destemidos e aqui elejo em especial um personagem quase onipresente no underground brazuca. Falo do multi-instrumentista Hugo Golon, que como disse um colega de ofício, certamente estava ao mesmo tempo  em outro local, tocando  com algum de seus outros projetos, tamanha a sua versatilidade. Por essas e outras o Heavy/speed Metal ainda resistirá por muito tempo! 


Setlist Flageladör: 


Nas Minhas Veias Corre Fogo

Possessão Diabólica

Cavaleiro Nuclear

Terror Pós-Atômico

Missão Metal

Assalto da Motosserra

Cruzada ao Lado de Satã

Lançado às Chamas

Contra Toda Forma de Poder

Obcecado por Sangue

Ao Vivo no Inferno

Perseguir e Exterminar

Ultimatum / Flageladör

A Maldição de Anúbis


Por: Roberio Lima

Um comentário: