![]() |
Foto: Reprodução |
Por: Roberio Lima - Repórter Big Rock
Muito antes de se consolidar como uma das mais queridas personagens do rock Independente, e por permanecer à frente do Sonic Youth por três décadas - as inquietações de Kim Gordon já eram uma constante em sua existência. Tanto os entraves familiares, como seus primeiros contatos com o universo artístico, moldaram a personalidade e o estilo arrojado de Kim. O livro “A Garota da Banda” (Girl In a Band - 2015), revela em suas minúcias - o universo melancólico, e por vezes – instigante - com o qual a artista conviveu até então.
Impossível não observar o relato explicitamente permeado por mágoas e frustrações – que não por acaso – revelam uma mulher vulnerável - e muito aquém - de sua face mais conhecida pelo público. Kim Gordon, inicia seu livro de memórias já revelando ao leitor duas rupturas importantes de sua vida; - o término de seu casamento com o guitarrista e fundador da banda – Thurston Moore, e consequentemente, o fim do Sonic Youth (em sua última apresentação no Brasil, no extinto festival SWU). A artista procura – a cada capítulo do livro - acertar as contas com um passado não tão distante, e olha para frente – com a convicção de quem já viveu muitas coisas. O título do livro, também propõe uma reflexão importante, e é a válvula propulsora de todas as situações narradas, pois o papel do ‘feminino’ – de forma inevitável – incorpora toda a narrativa da autora. Inevitavelmente o feminismo, é ilustrado de uma forma sincera, onde a predominância do caráter filosófico sobrepõe a caricatura do lado mais panfletário e rançoso desse movimento. Kim, procura sempre abordar o tema, tendo como base as situações que vivenciou. Diante de tudo isso, é óbvio que a sua trajetória no Sonic Youth é descrita em muitos detalhes, assim como a concepção dos discos as dos shows com a banda.
![]() |
Foto: Alisa Smirnova |
O livro ainda conta com registros fotográficos bastante emblemáticos – como por exemplo; uma em que Kim conversa com Kurt Cobain em um camarim. Na ocasião, o frontman do Nirvana, revela uma das discussões com Courtney Love, onde sua companheira afirma que sua filha gosta mais dele do que da mãe – e muitas outras histórias de bastidores, onde esse e outros personagens figuram em histórias sóbrias da artista, sem muito alarde ou afetação.
Uma leitura que se mostra cansativa em suas primeiras páginas, pois Kim alterna os relatos de sua história, sem respeitar uma ordem cronológica. Ao mesmo tempo – e isso também acontece com a sonoridade do Sonic Youth – o relato pega um ritmo intenso, que conduz o leitor à uma imersão mais profunda no universo da artista. O livro que foi festejado em seu lançamento, deve ser conferido por todos que acompanharam a trajetória do Sonic Youth, e de todos aqueles que procuram uma história honesta - de uma personagem que poderia ser qualquer um de nós.
Título: A Garota da Banda (Girl In a Band)
Autor: Kim Gordon
Ano: 2015
Editora: Rocco (Fábrica 231)
Páginas: 288
Gênero: Biografia, Autobiografia, Memórias
Nenhum comentário:
Postar um comentário