Translate

2 de dezembro de 2021

Album Reviews: Hjelvik - Welcome To Hel (2020)

Foto: Reprodução
Gravadora: Nuclear Blast



Por: Alexandre Veronesi - Colaborador Big Rock N' Roll


A região da Escandinávia sempre foi - e ainda é - um rico e frutífero celeiro para o universo do Heavy Metal e da música pesada em geral. Um sem-número de grandes bandas (e até movimentos culturais) originaram-se no local, especialmente em países como Suécia, Finlândia e Noruega. E é deste terceiro que vem o HJELVIK, uma das novas promessas do subgênero popularmente conhecido como Viking Metal.

O grupo foi fundado em 2020, e carrega o sobrenome de seu idealizador e frontman, Erlend HJELVIK. Completam o line-up hoje, ao lado do vocalista, Rob Steinway (guitarra), Remi (guitarra), Alexis Lieu (baixo), e o tarimbado Kevin Foley (bateria), que já tocou com nomes como Abbath, Decapitated, Sabaton, e até Sepultura. Rapidamente, em Novembro do mesmo ano, a banda disponibilizou no mercado, via Nuclear Blast, o seu 'debut album', curiosamente batizado de "Welcome To Hel", uma referência à entidade Hela - deusa do reino dos mortos na mitologia nórdica - e que pode também ser interpretado na forma de um trocadilho com "Welcome To Hell", trabalho de 1981 que marcou a estreia do lendário Venom.

Foto: Divulgação


O disco é composto por 10 faixas, com uma duração total de 39 minutos, e traz em sua sonoridade diversos elementos que são amplamente utilizados e difundidos, principalmente, no Heavy Metal europeu (as referências vão de Iron Maiden a Celtic Frost). Assim como os principais medalhões do Viking Metal, o HJELVIK mescla guitarras altamente melodiosas - oriundas do Heavy e Power Metal - com passagens mais pesadas, por vezes densas, e vocalizações rasgadas e agressivas, muito próximo ao que é apresentado no Black Metal. O fato de o tempo da bolacha ser bastante compacto, somado à boa qualidade das canções, torna a audição de "Welcome To Hel" agradável e fluida, além de muito orgânica. Do repertório, destacam-se sons poderosos como "Father War", "Thor's Hammer", "Glory Of Hel", "Ironwood", "North Tsar" e "Necromance". Vale acrescentar também que os conceitos visuais e líricos aqui presentes remetem única e exclusivamente à temática viking/nórdica que, por óbvio, permeia a banda desde sua concepção.

Em suma, "Welcome To Hel" se apresenta como um ótimo cartão de visitas, e deve agradar em cheio aos fãs de Amon Amarth e similares, indicando que o HJELVIK já conquistou a sua tão sonhada posição no cenário, e possui um futuro bastante promissor à frente. O álbum está disponível em versão nacional (CD), com distribuição da Shinigami Records.


Hjelvik - Welcome To Hel

Gravadora: Nuclear Blast

Data de lançamento: 20/11/2020


Tracklist:

01 - Father War

02 - Thor's Hammer

03 - Helgrinda

04 - The Power Ballad Of Freyr

05 - Glory Of Hel

06 - 12th Spell

07 - Ironwood

08 - Kveldulv

09 - North Tsar

10 - Necromance


Formação:

Erlend Hjelvik - vocal

Rob Steinway - guitarra

Alexis Lieu - baixo

Kevin Foley - bateria

Nenhum comentário:

Postar um comentário