Translate

24 de outubro de 2022

Universal Music faz o relançamento de dois emblemáticos álbuns da Rainha do Rock, Rita Lee: 'Entradas e Bandeiras e 'Babilônia'

Foto: Divulgação / Universal Music


Na última sexta-feira (21), a Universal Music Brasil disponibilizou na UMusic Store, plataforma de e-commerce da companhia, dois grandes clássicos da rainha do rock Rita Lee: “Entradas e Bandeiras” (1976) e “Babilônia” (1978).

https://www.umusicstore.com/vinil-rita-lee-entradas-e-bandeiras-1976-vinil-verde-importado-3643/p

https://www.umusicstore.com/vinil-rita-lee-babilonia-1978-vinil-laranja-importado-3644/p


O LP de 'Entradas e Bandeiras' contará com o relançamento da clássica “Coisas da Vida”. “Coisas da Vida” tem uma melodia que passeia por lugares muito diferentes de tudo o que Rita já havia produzido antes. É experimental até na maneira como foi composta: a única que ela fez ao piano. E ao piano de sua mãe, Chesa. Tanto que, na gravação, o piano base é tocado por Rita.

'Entradas e Bandeiras', o terceiro LP de Rita com o Tutti Frutti como banda de apoio, teve a tarefa difícil de suceder “Fruto Proibido” (1975), álbum que a havia projetado como a maior estrela do rock nacional. E o disco cumpriu seu papel: roqueiraço, underground e um clássico do rock BR. Entretanto, ele é carregado de lembranças pesadas para Rita. Logo no início da turnê, no icônico teatro Aquarius, no bairro do Bixiga, em São Paulo, ela foi presa em sua casa. Rita estava grávida de Beto Lee, seu primeiro filho com Roberto de Carvalho, que se tornaria seu maior parceiro musical a partir de 1979.

Foto: Divulgação / Universal Music


Já 'Babilônia', disco de 1978 de Rita Lee, é um marco no pop/rock Brasil, relançado em edição caprichada pela Universal Music, com direito a um vinil cor de laranja. Misturando glam rock com influências de funk/ soul e disco, Rita ousou se divertir muito mais no LP, o último gravado com o Tutti Frutti como banda de apoio.

“Jardins da Babilônia” – que tem o trecho citado no início do texto e um dos grandes hits do disco – é uma parceria de Rita com Lee Marcucci, Tutti Frutti desde 1973. A canção tomou as rádios, assim como “Miss Brasil 2000”. Hilton Gomes, o narrador dos concursos de Miss, foi convidado por Rita para gravar o anúncio da vencedora logo no início da canção. Esse é outro hit em parceria com Lee Marcucci, que deixou o Tutti Frutti e se manteve na banda de Rita durante anos. Por falar em banda, Roberto de Carvalho estreava em um álbum de estúdio de Rita.


Agradecimento: Universal Music Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário