![]() |
Foto: Divulgação |
Por: Alexandre Veronesi - Colaborador Big Rock N' Roll
Uma das mais longevas e tradicionais formações do riquíssimo Heavy Metal sueco - e que recentemente desempenhou poderosa performance na segunda edição do festival Summer Breeze Brasil - o HAMMERFALL acaba de lançar "Avenge The Fallen", seu 13º álbum de estúdio, somente 2 temporadas e meia após o antecessor, "Hammer Of Dawn" (2022). Mais de 3 décadas passadas da sua fundação, o grupo hoje é composto por Joacim Cans (vocal), Oscar Dronjak (guitarra), Pontus Norgren (guitarra), Fredrik Larsson (baixo) e David Wallin (bateria), um sólido line-up que praticamente não sofreu alterações nos últimos 10 anos.
"Avenge The Fallen" é formatado em cerca de 47 minutos, e a audição tem início com sua vistosa faixa-título, canção cadenciada, galopante e de refrão grudento, revelando-se um autêntico chamado à batalha - importante citar que, abrilhantam os backing vocals do coro nomes como John Bush (Armored Saint), Marc Lopez (Metal Church), Thomas Vikström (Therion) e Niklas Isfeldt (Dream Evil). Adicionando um bem-vindo tempero de velocidade ao repertório, vem "The End Justifies", com total destaque para as exímias linhas de bateria de Wallin, enquanto "Freedom" adota um tom mais épico, trazendo de volta a aura bélica do trabalho. O petardo seguinte, "Hail To The King", foi o primeiro single divulgado, uma decisão, diga-se de passagem, mais do que apropriada, pois a música tem irrestritamente todos os elementos que consagraram a banda, e não há dúvidas de que logo estará sendo bradada em uníssono pelas plateias nos shows do HAMMERFALL mundo afora; em contrapartida, temos na sequência "Hero To All", de longe a mais insossa do disco, da qual se salva apenas o estranho porém interessante solo de guitarra presente no último quarto. Para alívio geral, a régua volta a subir com "Hope Springs Eternal", uma bonita semi-balada, que não chega ao ponto de arrancar lágrimas do ouvinte, mas se mostra altamente harmoniosa e agradável; então, a empolgante e veloz "Burn It Down" - outra que deve obter destaque nas futuras apresentações ao vivo do grupo - precede "Capture The Dream" e "Rise Of Evil", dois temas pujantes e estruturalmente similares, apresentando bastante peso nos versos (especialmente a segunda), poucas variações de andamento, além dos tradicionais refrãos melódicos e marcantes, tudo colocado de maneira coesa e 100% eficaz. O encerramento aqui se dá com a ótima "Time Immemorial", que é, muito provavelmente, o ápice deste registro em termos composicionais, recheada de nuances criativas e mudanças rítmicas, guitarras e baixo particularmente inspirados, e uma excelente interpretação vocal de Cans.
Menção honrosa à boa produção do álbum, que ficou à cargo do próprio guitarrista Pontus Norgren, com a mixagem feita por Fredrik Nordström, assegurando a sonoridade cristalina e bem característica do quinteto.
Concluindo, temos em "Avenge The Fallen" mais uma clara demonstração do magnífico poder de fogo que o HAMMERFALL ostenta dentro do Heavy/Power Metal europeu. A banda possui uma proposta clara, que aqui é novamente executada e entregue de forma magistral, sem reinventar a roda, sem nada de novo no front. O fã continuará fã, e quanto àqueles que desgostam... bem, decerto não irão rever as suas opiniões.
![]() |
Foto: Tallee Savage |
Tracklist:
01 - Avenge The Fallen
02 - The End Justifies
03 - Freedom
04 - Hail To The King
05 - Hero To All
06 - Hope Springs Eternal
07 - Burn It Down
08 - Capture The Dream
09 - Rise Of Evil
10 - Time Immemorial
Formação:
Joacim Cans - vocal
Oscar Dronjak - guitarra
Pontus Norgren - guitarra
Fredrik Larsson - baixo
David Wallin - bateria
Ouça este álbum:
https://open.spotify.com/album/05kFGCVd0J5UC8ZzaSTfLv?si=4JJ9sv1DQwSpKAtCgvL9FA
Nenhum comentário:
Postar um comentário