Translate

13 de maio de 2021

Sonora Fantasma: cinema e revolução no novo single Vento do Leste

Arte: Diego da Costa


Vento do Leste’ é o segundo single do Sonora Fantasma, projeto de música alternativa do cineasta Diego da Costa que estreou em abril deste ano com ‘O Provável e o Possível’ - no streaming e em videoclipe.

Ouça aqui: https://tratore.ffm.to/vento-do-leste.


A canção, que ainda ganhará videoclipe no dia 20/5, tem a participação de Bruna Soares (voz) e dos sintetizadores e samples da banda The Innernettes.

Neste novo fragmento do disco ‘Adeus Mundo Veio’, com lançamento confirmado para junho deste ano, a banda mostra um eletro rock pujante cheio de referências cinematográficas, da gênese à estrutura e letra.

A sonoridade de ‘Vento do Leste’ traz nuances do noise das guitarras noventistas do Sonic Youth, alinhadas às intervenções eletrônicas da banda de vapor wave The Innernettes. É uma faixa que explora distintas formas de cantar os versos, divididos entre Diego e Bruna – algumas partes faladas, outras melodiosas, em meio a um refrão explosivo e dançante.

Uma música fragmentada, como Diego, o compositor, fala desta música em especial. A quebra de estrutura acontece na forma e também na letra, com incursão de narrativas de filmes.

Tem inclusive um sample, em forma de manifesto, de uma fala de Glauber Rocha retirada da produção 'Vento do Leste' do franco-suíço Jean-Luc Godard ao lado de Jean-Pierre Gorin no grupo Dziga Vertov. Cabe até mesmo um chorinho de bossa nova nos segundos finais da canção.

Vento do Leste é sobre a revolução do proletariado e é também sobre o grupo holandês Provos, precursor da contracultura na década de 1960. Vento do Leste é sobre revolução, liberdade e até mesmo sobre comunismo, tudo embalado de forma poética e roqueira pelo Sonora Fantasma.


Acompanhe as novidades do Sonora Fantasma: https://instagram.com/sonorafantasma.


Sonora Fantasma nas redes sociais:

instagram.com/sonorafantasma

facebook.com/sonorafantasma

linktr.ee/sonorafantasma


Agradecimento: Erick Tedesco - Tedesco Comunicação e Midia

Nenhum comentário:

Postar um comentário