Translate

26 de novembro de 2021

Album Reviews: Black Label Society - Doom Crew Inc. (2021)

Foto: Reprodução
Gravadora: eOne


Por: Alexandre Veronesi - Colaborador Big Rock N' Roll


O ano de 2021, que neste momento já se encaminha para o fim, trouxe consigo inúmeros grandes lançamentos do universo Rock/Metal, incluindo de nomes lendários como Iron Maiden, Alice Cooper, Exodus, Dee Snider, Helloween etc. Um álbum que pode, facilmente, ser incluído nesta prateleira, é "Doom Crew Inc.", o 11º full-lenght do BLACK LABEL SOCIETY, grupo idealizado e comandado com punhos de ferro pelo gigante Zakk Wylde, personagem icônico que ficou mundialmente conhecido pelo trabalho de longa data ao lado de Ozzy Osbourne.

O line-up da banda se mantém intacto desde 2014, sendo composto por - além do supracitado Zakk Wylde nas funções de vocalista e guitarrista principal - Dario Lorina na segunda guitarra, John "J.D." DeServio no baixo e Jeff Fabb no posto de baterista.

Logo de cara, é possível notar que "Doom Crew Inc." foi concebido de forma ainda mais passional que seu bom predecessor - Grimmest Hits, de 2018 - tamanha a qualidade das composições e o esmero no acabamento das mesmas. A bolacha conta com 12 faixas, distribuídas em pouco mais de 1 hora de duração, o que pode até parecer excessivo, mas o repertório não tarda a se mostrar muito bem balanceado, coeso, o que torna a experiência, como um todo, bastante agradável e orgânica.

A abertura com "Set You Free" é o cartão de visitas perfeito. Iniciada por meio de um belo dedilhado no violão, a canção se mostra, já na entrada do verso principal, um pesado exemplar de mid tempo, posteriormente revelando o poderoso refrão, e solos de guitarra tão velozes quanto precisos. "Destroy & Conquer" tem uma boa pegada Stoner, com algumas passagens mais lentas, eficazes e carregadas de psicodelia, ao passo que "You Made Me Want To Live"  é uma faixa interessante que alterna versos calmos com um refrão raivoso, ao melhor estilo Rock N' Roll, cru e totalmente visceral.

A primeira balada do disco se chama "Forever And A Day", bonita canção que carrega claras influências de The Beatles, e detentora de um solo de guitarra carregado de feeling. A audição segue com a linear e cadenciada "End Of Days", e "Ruins", que após o bom início recheado de dissonância, ganha um corpo pesado e com levada agradavelmente arrastada, com total destaque para os vocais ora tranquilos, ora raivosos de Zakk. Em "Forsaken", temos um dos melhores solos deste registro, além da ótima ponte com violões e o refrão forte, já "Love Reign Down" é uma boa balada voz e piano, aos moldes da clássica "In This River" (mas, é claro, sem a mesma inspiração e maestria).

Foto: Divulgação / Facebook


Adentrando a reta final da bolacha, temos "Gospel Of Lies", um som 100% calcado em Black Sabbath e extremamente bem executado, com riffs e solos eletrizantes e linhas vocais insanas à lá Ozzy Osbourne, que o tornam instantaneamente um dos maiores destaques do trabalho. "Shelter Me", apesar do início épico, logo se mostra bastante tradicional, com aquela pegada empolgante característica do BLS, e "Gather All My Sins" começa com licks extraídos de maneira descarada da fase setentista do mestre Tony Iommi, ganhando rapidamente um alto teor de peso com a entrada dos demais instrumentos. De andamento rápido, a faixa empolga e diverte, com Zakk mostrando novamente a enorme influência que a antiga banda do "patrão" exerce sobre ele. "Farewell Ballad", como já entrega o seu sugestivo título, trata-se da balada de encerramento. A canção ostenta um belíssimo arranjo, que em muito lembra o trabalho do frontman em seu álbum solo de 1996, o excelente "Book Of Shadows".

Em suma, posso dizer que Mr. Wylde triunfou mais uma vez. "Doom Crew Inc." é um álbum pujante e diferenciado, que se não reinventa a fórmula Heavy/Stoner adotada pelo BLACK LABEL SOCIETY, consegue reciclá-la com absoluta primazia. Definitivamente, um dos melhores e mais cativantes lançamentos de 2021.


Black Label Society - Doom Crew Inc.

Gravadora: eOne

Data de lançamento: 26/11/2021


Tracklist:

01 - Set You Free

02 - Destroy & Conquer

03 - You Made Me Want To Live

04 - Forever And A Day

05 - End Of Days

06 - Ruins

07 - Forsaken

08 - Love Reign Down

09 - Gospel Of Lies

10 - Shelter Me

11 - Gather All My Sins

12 - Farewell Ballad


Formação:

Zakk Wylde - voz e guitarra

Dario Lorina - guitarra

John "J.D." DeServio - baixo

Jeff Fabb - bateria

Nenhum comentário:

Postar um comentário