Translate

15 de dezembro de 2021

"Espírito do Som", Música inédita de Cássia Eller, é lançada com voz e violão originais e nova banda

Capa: Emerson Ferreira
Foto: Deborah Dornellas


Uma performance inédita de Cássia Eller registrada ao vivo em Brasília, em 1985 – cinco anos antes de sua estreia fonográfica nacional –, a música “Espírito do Som” ganhou, em 10 de dezembro, dia em que a artista completaria 59 anos, uma versão exclusiva, que une a voz e o violão originais de Cássia aos arranjos e gravações de uma banda atual, arregimentada pelos produtores musicais Rodrigo Garcia, Pedro Fonseca e Chico Chico, filho da artista. O áudio da cantora foi restaurado pelo engenheiro de som Bruno Giorgi a partir de uma fita-cassete que chegou às mãos de Chico e foi guardada no acervo da família por mais de uma década. 

O lançamento do single é acompanhado por um videoclipe dirigido por Rafael Saar. Assista agora: 


A música era parte do show “Dose Dupla”, dirigido por Marcelo Saback, que Cássia apresentou - na época aos 22 anos - com a amiga e cantora lírica Janette Dornellas, sob a direção musical de Márcio Faraco. “Escutando a gravação, me veio a sensação de que aquele grande momento vocal poderia receber o peso de uma banda, o que enfatizaria a potência da interpretação da Cássia. Conversei com Chico e ele topou”, conta o amigo Rodrigo Garcia, violonista da cantora de 1997 a 2001.

Os dois começaram, então, a orquestrar este desafio e convidaram o pianista Pedro Fonseca, que toca com Chico, para completar o time de produtores musicais. Rodrigo logo convocou o baterista Cezinha – “ele é um gênio e gravou com ela por muitos anos” -, depois o próprio Rodrigo gravou um violão “para somar ao andamento do original” e Chico convidou os excelentes músicos de sua geração Kadu Mota (guitarra) e Marfa Kurakina (baixo); a banda se completou com o piano e o órgão de Pedro.

Fomos ajustando tudo à medida que íamos gravando; cada músico foi conduzindo seu som e chegando um pra perto do outro, à serviço da presença de Cássia”, conta Rodrigo. Durante o processo, a música – meio rock, meio blues – foi ficando mais setentista e bem ao gosto da cantora.

“Espírito do Som”, composição de Péricles Cavalcanti e Chico Evangelista, tem um sabor de raridade renovada: Uma voz antiga da Cássia – que já mostrava sua incomparável potência – e uma mensagem simples que ganha personalidade com sua interpretação. “Como Zélia me disse recentemente: ‘Cássia tinha uma voz invencível’. O single une esse vocal a uma letra que combina com ela: a liberdade de se falar em liberdade de alguma forma”, sugere Garcia.

No novo single, os músicos viajam no tempo e transportam para nossos ouvidos hoje uma interpretação mais que vívida da artista. O espírito de Cássia Eller certamente está nesse som, “num lugar sagrado”, “brincando na espuma”, como sugere a letra, enquanto imaginamos com saudade seu sorriso largo...na beira do mar. 


Por Kélita Myra

Dezembro de 2020


Agradecimento: Musique Press / Universal Music Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário