Translate

25 de agosto de 2022

Daniel Johns se reinventa em série documental e exposição

Foto: Divulgação


Icônico vocalista e líder do Silverchair e o artista australiano mais premiado de sua geração, Daniel Johns faz de sua arte uma busca por projetos cada vez mais mais ousados e pessoais: uma exposição interativa e uma série documental que é um mergulho no processo criativo e como as marcas do passado e os anseios do futuro podem marcar uma trajetória. Essa é uma das facetas mais presentes no mais recente álbum do artista, “FutureNever”, lançado via BMG.

Assista ao primeiro episódio de “Inside The Mind of Daniel Johns”: 


Ouça “FutureNever”: https://danieljohnshq.lnk.to/ftrnvrPR


A mostra, intitulada “Past, Present & FutureNever” estreia em Melbourne, na Austrália, e vai muito além de uma exposição de objetos históricos da carreira, mas de uma visão experimental do que inspirou Daniel Johns. 

Posso dizer sem exagero que ‘Past, Present & FutureNever’ é o projeto mais ambicioso do qual já fiz parte. Por 45 minutos, as pessoas podem viajar fisicamente no tempo de volta à minha infância e ao ‘FutureNever’ de uma forma que fornece uma visão maior do meu processo criativo e da minha vida pessoal do que qualquer show ao vivo poderia alcançar. É literalmente uma vida inteira de trabalho e estou mais orgulhoso disso do que qualquer coisa que já fiz”, conta Daniel Johns.

A exposição chega junto do primeiro episódio da websérie documental onde o artista dialoga abertamente sobre problemas como depressão, saúde mental, vícios e distúrbios alimentares de um modo ainda mais intenso e direto do que ele fez em toda sua carreira. Seu último álbum, lançado com o artista internado em uma clínica de reabilitação e indisponível para promovê-lo, provou que a busca por verdade como forma de conexão de Johns com o público surte efeito ao ter liderado as paradas australianas.

Eu não estive lá para promover ‘FutureNever’, então para se tornar o sucesso que teve nas paradas é uma prova das pessoas que me apoiaram e sou eternamente grato pelo amor. Provavelmente pela primeira vez na minha vida, sacrifiquei a arte pela minha saúde física e mental. Eu tive um colapso nervoso, eu realmente fiz merda – eu tenho processado a dor e a culpa. Essa série é feita para falar sobre a escuridão, mas também sobre a luz. Esta é uma jornada de cura, mas também preciso falar sobre a música, porque é a única coisa que me ajudou”, diz ele.

Recentemente, Johns anunciou “What If The Future Never Happened?”, um curta metragem de 30 minutos que mistura ficção científica e fantasia com a própria história do artista, em uma viagem ao começo dos anos 90 e o início da sua carreira. A data de lançamento ainda não foi revelada, mas um trailer já está disponível em seu canal do YouTube.

Assista ao trailer “What If The Future Never Happened?”: 


Um dos focos do filme são os primeiros anos de Silverchair, que está inativo há alguns anos e quase teve uma pequena reunião para o novo álbum de Johns, mas  Ben Gillies e Chris Joannou recusaram o convite. “Eu os chamei não necessariamente por necessidade, mas porque queria deixar claro que não tenho problema algum com eles como pessoas - eu simplesmente não queria mais me apresentar sob o nome de Silverchair, uma vez eu me estabeleci como artista solo. Eu pedi para eles virem de novo e quando eles não quiseram, ficou tudo tranquilo", revela Johns.

Como líder do Silverchair, Daniel Johns lidera a lista de vencedores do Australian ARIA Awards. A banda lançou cinco álbuns de estúdio entre os anos de 1995 e 2007, todos os quais estiveram em primeiro lugar no ARIA Albums Chart e alcançaram mais de 10 milhões de vendas em todo o mundo.

Foto: Luke Eblen
 

Daniel Johns foi o primeiro compositor da história a ganhar o prestigioso prêmio APRA Songwriter of the Year em três ocasiões distintas, e em 2016 também ganhou um Grammy por co-escrever “Say It”, de Flume com Tove Lo. Sua versatilidade criativa o levou a ser  diretor musical da série “Beat Bugs” (Netflix), vencedora do Emmy em 2017. 

Em 2003, Johns juntou-se ao produtor australiano Paul Mac para formar o The Dissociatives. Seu projeto colaborativo com Luke Steele (Empire of the Sun), DREAMS, foi lançado em 2018 e apresentado no Coachella e Vivid Sydney. 

Após estrear solo com “Talk” em 2015 e se destacar com seu podcast original do Spotify “Who Is Daniel Johns?”, ele adicionou uma nova página na sua trajetória com “FutureNever”. O novo álbum está disponível em todas as plataformas de música.

"Como artista fico entediado muito rápido, então eu quis fazer desse álbum uma aventura para o ouvinte. Eu parei de correr do passado e estou aqui, abraçando ele”, contou ele no lançamento do disco.  E isso se mostra com força neste novo projeto audiovisual.


Agradecimento: Build Up Media / HQ Music

Nenhum comentário:

Postar um comentário