Translate

29 de agosto de 2022

De Papo Com... Rodrigo Suricato (Barão Vermelho)

Foto: Renan Oliveira


O Barão Vermelho está celebrando os 40 anos de sua estreia desde o lançamento de seu primeiro álbum de estúdio, com diversas novidades, além de uma grande turnê para celebrar essa toda festa. Ao todo, o grupo já entregou para os fãs o projeto acústico intitulado de Barão 40, mesmo nome da série comemorativa que está sendo exibida no Canal Bis, além de três EPs que vão sair em breve.

Em uma entrevista realizada na tarde desta quarta-feira (24), Rodrigo Suricato, atual vocalista do Barão, comenta sobre o lançamento do projeto acústico, além da importância da banda para a história do rock brasileiro e os 40 anos da banda junto ao Circo Voador, onde o grupo retorna a cidade para se apresentar no dia primeiro de Outubro. 

Confira a entrevista na íntegra.


Big Rock N’ Roll: O Barão Vermelho está comemorando 40 anos de carreira, você em algum momento da sua vida se imaginou como um dos membros da banda? 

Suricato:Jamais, eu estaria mentindo se afirmasse isso, de maneira nenhuma! Fico muito feliz de integrar essa formação da banda, uma vez que o Barão Vermelho é meu time de coração, minha banda nacional predileta de todos os tempos. Para mim é um privilégio fazer parte dessa história também de outra forma.


Big Rock N’ Roll: Seu primeiro trabalho de inéditas com o Barão foi no álbum “Viva”, porém, qual a sensação de interpretar ao vivo ao lado do Barão, clássicos que foram gravados nas vozes de Cazuza e Frejat?

Suricato:Primeiramente são canções que eu gosto muito, são canções que fazem parte da memória afetiva dos brasileiros em geral. São estandartes nacionais de muita importância, então, eu já tinha muito prazer de tocar essas músicas em todos os outros palcos. Então, poder tocar essa música com quem ajudou a construir a história, sim!  Tem um sabor especial. É muito bacana principalmente porque são boas canções então eu fico feliz por isso.


Big Rock N’ Roll: O projeto acústico acaba sendo algo mais intimista, onde aproxima o fã com a banda, como foi a experiência dessa gravação?

Suricato:O primeiro dia tinha uma coisa muito especial pois teve a participação do Frejat, o Samuel Rosa só estaria no primeiro dia, e o Chico César. Foi uma noite muito especial, parecia uma bênção de aldeia, sabe? Ouvindo Barão Vermelho depois de 40 anos, não tendo pudor com a sua história, não colocando band-aid na sua própria história, o Barão Vermelho é sim uma banda que sofreu com perdas por diversos motivos. Pessoas decidem seguir caminhos, outras pessoas nos deixam, então é muito a vida como ela é. Então por ser uma banda tão verdadeira com sua própria história, eu acho que chega um ponto onde as pessoas não ficam tão apegadas ao passado, mas passam a torcer para o Barão Vermelho, como se torcesse para um time de futebol, sab?, O Flamengo no início da sua fundação continua representando para as pessoas o mesmo que representa em 2022, porque as pessoas torcem pela instituição, acho que o Barão conseguiu chegar a esse lugar.

Foto: Marcos Hermes


Big Rock N’ Roll: Quem está acompanhando a série pelo canal Bis, percebe que a setlist foi definida por todos os membros da banda. Foi difícil escolher o repertório para a apresentação?

Suricato:As escolhas em si, porque é um repertório muito rico, muito diverso, então a gente tentou contemplar não só as canções que são fundamentais que não podem sair do repertório de maneira nenhuma, como o próprio “Por Você” e “Maior Abandonado”, mas também trazer alguns lados B, que aquele fã mais raiz adoraria ouvir, mas não tem muita oportunidade. Difícil colocar isso já em um show vitorioso. Então acho que o grande desafio foi esse, a gente entrar num acordo em relação a quais dos lados B seriam contemplados ali dentro deste projeto. Mas acho que a gente está, se chegar um marciano e ouvir esse projeto e não entender o Barão Vermelho, acho muito difícil, tá tudo muito bem desenhado ali do que é o Barão Vermelho na face da terra.

  

Big Rock N’ Roll:  Nesses 40 anos de Barão, se o Suricato como fã pudesse definir 3 músicas da banda que marcaram sua vida, qual seria e porquê?

Suricato: ‘Por Você’ é uma canção que toquei muito no início da minha carreira antes mesmo do Suricato, nos bares, toquei essa canção em ocasiões muito diversas. Eu acho que “Pro Dia Nascer Feliz” é o nosso “Rock and Roll All Nite”, eu acho que é o nosso “Satisfaction”, é uma música muito representativa e colocaria uma canção minha que eu gravei no álbum Viva, que chama “Um Dia Igual O Outro”, que também faz parte desse projeto, que é um blues que fiz para o Suricato, mas eu achava que tinha muito mais haver com o Barão e que me toca bastante, então acho que seria essas três.


Big Rock N’ Roll:  Barão e Circo Voador comemorando 40 anos, o que os fãs podem esperar dessa grande celebração que vai ocorrer no Rio de Janeiro no dia primeiro de outubro?

Suricato:  Eu acho que é uma grande festa, é um encontro anual do Barão Vermelho com os fãs aqui do Rio de Janeiro, é como o Barão no Circo Voador é que nem você ver o Flamengo no Maracanã, você ir no Pão de Açúcar, é quase um evento da cidade mesmo, o dia de encontrar amigos, celebrar essas histórias, celebrar essas canções, dormir em casa que é muito importante (risos), então eu acho que é um momento muito importante pro Circo e muito importante também para o Barão Vermelho, é muito importante chegarem aos 40 anos com bastante saúde, apesar do tempo, apesar dos intempéries do tempo, chegarem com sanidade, dignidade, principalmente que é uma coisa muito digna do Circo e do próprio Barão Vermelho, e essa saúde e essa vontade, essa efervescência, essa vontade de continuar contando histórias.” 

Foto: Divulgação


O Barão Vermelho sobe ao palco do Circo Voador no dia 1° de Outubro, sábado, confira mais informações abaixo.



SERVIÇO:

BARÃO VERMELHO - BARÃO 40 TOUR:


RIO DE JANEIRO 

Data: 1 de outubro de 2022 (sábado)

Abertura dos portões: 22h

Local: Circo Voador – R. dos Arcos, s/n 1281, Lapa

Ingressos: disponíveis a partir de R$ 70,00 clicando aqui

Classificação: 18 anos (de 14 a 17 anos somente acompanhado do responsável legal)


Barão Vermelho na internet:

http://www.barao.com.br/

https://facebook.com/baraovermelhooficial

https://www.instagram.com/baraovermelhooficial/



Por: Mario Sergio

Agradecimento: Ana Paula Romeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário