![]() |
Foto: Divulgação |
Por: Alexandre Veronesi - Colaborador Big Rock N' Roll
Embora o Thrash Metal não esteja exatamente em alta nos dias de hoje, é mais do que justo afirmar que o subgênero vive grande fase: Megadeth, Exodus, Destruction, Kreator, Flotsam & Jetsam, Heathen, Evildead, Toxik e Razor são apenas alguns singelos exemplos de medalhões que disponibilizaram grandes trabalhos ao longo dos últimos 3 anos. Agora, chegou a vez dos nova-iorquinos do OVERKILL, sempre muito ativos dentro do cenário, retornarem com seu novíssimo álbum de estúdio, o vigésimo da carreira, intitulado "Scorched", sucessor do ótimo "The Wings Of War" (2019).
A supracitada bolacha tem início com a sua faixa-título, que já mostra-se uma excelente síntese do que virá pela frente, ao longo da audição: um Thrash Metal vigoroso e diversificado que consegue, ao mesmo passo, soar "old school" e atual, composto e executado por uma banda com enorme identidade própria, além da natural maturidade e um alto nível de coesão.
Embora o repertório seja bastante homogêneo - em se tratando de qualidade - podemos apontar alguns temas de maior destaque, como a intrincada "The Surgeon"; a veloz e direta "Twist Of The Wick"; "Won't Be Comin' Back", um tema Heavy Metal tradicional pujante e de refrão grudento; a pesadíssima "Fever", com suas passagens lentas à lá "Planet Caravan", do Black Sabbath (inclusive com elementos percussivos bastante similares); e a derradeira "Bag O' Bones", repleta de "swing", mas sem abdicar da brutalidade, o que a torna ainda mais divertida e empolgante, encerrando o álbum com chave de ouro.
Falando brevemente sobre as performances dos músicos: os riffs, licks e solos de guitarra da dupla Dave Linsk e Derek Tailer são cortantes e precisos como de costume, assim como a bateria vertiginosa de Jason Bittner. Entretanto, os maiores destaques - como não poderia deixar de ser - ficam por conta dos lendários Bobby "Blitz" Ellsworth (vocal) e D.D. Verni (baixo), tamanha a particularidade e competência com as quais criam e executam suas respectivas linhas - peculiaridades estas que foram primordiais para moldar a sonoridade singular da banda.
Há tempos que o OVERKILL não decepciona o seu público, e felizmente, este panorama não dá indícios de que irá mudar tão cedo. Para aqueles que apreciam os rumos que o quinteto tomou à partir do avassalador "Ironbound", de 2010 (leia-se a esmagadora maioria), "Scorched" será mais um item precioso e cultuado dentro da quase irrepreensível discografia do grupo.
![]() |
Foto: Divulgação |
Overkill - Scorched
Gravadora: Nuclear Blast
Data de lançamento: 14/04/2023
Tracklist:
01 - Scorched
02 - Goin' Home
03 - The Surgeon
04 - Twist Of The Wick
05 - Wicked Place
06 - Won't Be Comin' Back
07 - Fever
08 - Harder They Fall
09 - Know Her Name
10 - Bag O' Bones
Formação:
Bobby "Blitz" Ellsworth - vocal
Dave Linsk - guitarra
Derek Tailer - guitarra
D.D. Verni - baixo
Jason Bittner - bateria
Nenhum comentário:
Postar um comentário