Translate

8 de novembro de 2024

Album Reviews: Hurricanes - "Back to the Basement” - 2024

Foto: Divulgação



Por: Carolina Penteado - Colaboradora Big Rock N' Roll


“Back to the Basement” é o segundo álbum na discografia da Hurricanes, que vem fazendo história no rock and roll nacional. Foi no dia 20 de setembro de 2024, em todas as plataformas digitais, pelo selo da ForMusic Records, que o novo álbum foi lançado.

Conta com quarteto de músicos Rodrigo Cezimbra (vocal), Leo Mayer (guitarra), Henrique Cezarino (baixo) e Guilherme Moraes (bateria). Todos muito talentosos, carregam suas referências sessentistas e setentistas para criar algo totalmente único em sonoridade que explora o moderno com o vintage.

Características do primeiro álbum, autointitulado de estreia “Hurricanes” (2023),  foram também usadas no segundo. Tais que mantiveram sua integridade nos processos de gravação ao usarem instrumentos vintages – de época – como o amplificador Fender Bandmaster de 1968, outro feito pelo Cláudio César Dias Baptista (irmão mais velho dos Mutantes Sérgio e e Arnaldo). Também usaram instrumentos retrôs – inspirados nos de época – que soam como os de 1960 e 1970, como a cópia do Rickenbacker da Gianinni e guitarras da Dunamiz. Além de tocarem ao vivo olhando uns para os outros e gravarem, como os antigos faziam em estúdio.

Essa integridade manteve a mesma linha na sonoridade do álbum novo. Claro, tiveram momentos em que exploraram músicas na pegada blues e folk mas se mantiveram em sua essência do rock and roll groovado.

“Back to the Basement” (ou “De volta ao porão”, em português) conta com oito faixas totalmente autorais gravadas no Estúdio Ekord, no Estudio Orra Meu e no porão cujo inspirou a homenagem ao nome e capa do álbum. Tanto a capa quanto a contra capa retratam o porão da casa do baixista Henrique Cezarino e da artista talentosíssima Adriana Moraes, onde os meninos ensaiam desde que se juntaram na capital de São Paulo. 

Adriana Moraes captou de sua inspiração pelos ensaios que ouvia da Hurricanes, a criação de uma pintura que retratasse o sentimento que o porão transmitia – “Sempre achei que existe algo interessante e poético nisso de descer as escadas da casa em um lugar escondidinho pra criar. Ali é o alicerce” - As fotografias, pinturas e projeto gráfico do álbum tiveram sua participação.

Lado A inclui “Penny in my Pocket”, “Over the Moon”, “Down the Street” e “Many Roads”. E o Lado B “Big Eyes”, “Through the Lights”, “Come to the River” e “Colors”. 

A faixa que abre o álbum é “Penny in my Pocket”, lançada como single em dezembro de 2023. Ela conta um pouco da história do começo da banda, é uma música motivadora e com viradas muito energizantes. Tais viradas contam também com instrumentos de teclas, tocado por Jimmy Pappon, e o chocalho de Rodrigo.

“Over the Moon” é outra faixa que destaca-se pelas viradas e camadas criadas a partir dos teclados utilizados nas gravações. 

 “Down the Street” vem com uma sonoridade envolvida na emotividade. A voz de Rodrigo expressa emoção do começo ao fim da faixa. E o ritmo suave da música traz mais ainda dessa atmosfera. 

“Many Roads” é tão envolvente e foi enriquecida com o backing vocal de Julia Benford, compositora e cantora, ela também participou do primeiro álbum. Sua participação destaca-se nos refrões aos quais na música exprime texturas energéticas em conjunto a voz poderosa de Rodrigo.

A faixa “Big Eyes” surgiu pela vontade dos meninos em incluirem a essência folk no álbum, com arranjos minimalistas que envolvem,  a princípio, voz e violão. Foi lançada como single no dia 12 de Abril de 2024 e carrega um significado nostálgico para eles, já que foi escrita na época em que partiam de sua terra natal – Santa Maria, RS – para uma cidade grande onde muitos sonhos e realizações estariam por vir. 

“Through the Lights” foi o primeiro single a ser lançado pela Hurricanes nas plataformas de streaming. Veio para completar “Back to the Basement”,  já que acabou não entrando para o álbum de estreia, com um baita groovy característico da banda.

A dançante “Come to the River” já foi apresentada em alguns shows como spoiler, dando um gostinho do que viria no novo álbum.

“Colors” encerra o álbum com marcante instrumental.


No dia seguinte ao lançamento do álbum (21/09), rolou o show de lançamento no mesmo local de seus primeiros shows autorais e onde foram descobertos e convidados para abrir o show da banda norte-americana de blues rock: The Black Crowes – antigo Clandestino Estudio, agora conduzida por Caique Duran, técnico de som da banda.

 Com ingressos sold out, a casa ficou rodeada por pessoas que apreciam o quarteto. Teve merchan nova e apresentação do álbum na integra, além de incluírem algumas faixas do primeiro álbum a pedido da galera. Foi uma noite especial de extrema importância para o rock and roll nacional e para a carreira da Hurricanes.

“Back to the Basement” representa continuidade na atmosfera vintage e mantém os fãs engajados. Tamanho capricho e dedicação de todos os músicos e artistas que fizeram parte do novo álbum contribuiu para um trabalho sonoro e visual primoroso. 

Foto: Carolina Penteado

Foto: Carolina Penteado

Foto: Carolina Penteado

Foto: Carolina Penteado


Nenhum comentário:

Postar um comentário