Translate

2 de julho de 2020

Projeto Secreto Macacos lança seu primeiro álbum “Experimental Jazzcore Jungle”

Foto: Reprodução


O aguardado álbum de estreia do Projeto Secreto Macacos, “Experimental Jazzcore Jungle”, foi lançado nesta quarta (01/07) em todas as plataformas digitais pela Xaninho Discos.  

Ao todo são 9 composições, mesclando jazz a outros estilos musicais como o Rock, Bossa Nova, Ska, e efeitos sonoros. Em 11 anos de carreira, este é o primeiro álbum da banda de Belém do Pará. São sete músicas inéditas e duas já conhecidas do público.

A formação do Projeto Secreto Mcacos traz Jacob Franco (vocais e efeitos), Fábio Viana (guitarra), Thales Campelo (baixo), Rodrigo Jorge (bateria) e Júlio Prado (teclados)

"“O Expetiemental Jazzcore Jungle” é um marco na carreira do Projeto Secreto Macacos, pois se trata do primeiro álbum oficial gravado em estúdio. Um trabalho de quase 2 anos entre composição, gravação, tudo pensando com bastante cuidado. Os improvisos e a mistura do rock pesado com estilos como jazz, bossa e ska estão presentes na maioria das faixas. A mistura entre o urbano e o selvagem é uma das principais características desse trabalho, que possui uma estética sonora que permite explorar os sons da cidade, sons urbanos, sons da natureza, sons de gotículas de água ao som de uma perseguição policial, muito som de ambiência e noise”, diz Fabio Viana.

O processo de composição e gravação do material seguiu uma linha não tão convencional. A ideia de lançar um álbum foi amadurecida ainda em 2018, logo após a nova formação da banda ter sido consolidada. Eram quatro mentes pensativas, sonoras e criativas com muitas ideias que precisavam ser modeladas tão logo. Foram gravados dois singles na época “Na Cara Dura” e “(Des)ajuste”, que acabaram sendo lançados, o que resultou em uma mini-turnê por São Paulo, em 2019.

Esses dois singles ganharam uma versão especial para o álbum. Nesse mesmo ano, o material já estava com 70% das músicas restantes prontas e já no início de 2020 foram gravadas as faixas novas restantes que fechavam o ciclo do trabalho. O resultado desse álbum vem com sete composições com lançamento inéditas e as duas já apresentadas ao público, conforme citado anteriormente.

Porque não criar nos ouvidos uma sensação de chuva? Esse é o toque regional no sentido de retratar bem a cidade das Mangueiras, na região amazônica, onde a banda é residente. Assim é a faixa “Torónoise”, música que te faz sentir as gotas da chuva fina até a tempestade conhecida como “toró”, conforme o Dicionário do Paraense.

As demais faixas são: “Guerilla” que experimenta a Salsa, Rock, passagens progressivas tudo misturado no suave com o agressivo; “Pride Monkey” uma bossa eletrônica acrescida de solo de guitarra no final; “1206” do tipo bateria tribal bastante acentuada em toda a faixa, tem elementos de música eletrônica com ritmos africanos; “Monga” mistura de fraseado conjunto de baixo e guitarra com uma bossa em compassos não convencionais; “Tribalcore” criada com característica principal da bateria tribal, entrelaçada com elementos do rock ; “Skagorila” o agitado Ska estruturado com heavy metal e uma pitada de música brasileira; “Na Cara Dura!”, elementos eletrônicos no início da faixa (TripHop) e alcança a boa mistura do baião brasileiro com grooves, jaz z e hard core; “Desajuste”, rock progressivo cheio de tempos incomuns, temas dançantes e um belo solo de baixo.

Apesar do tempo de estrada do quarteto Projeto Secreto Macacos que alcança 11 anos de atividade, eles passaram um longo período se apresentando nos palcos, com cinco EP de cinco faixas, que fizeram bastante sucesso com o público, mas que somente foram tocados ao vivo nos primórdios do grupo e posteriormente incluídas nas plataformas digitais. O fato é que o

Bem vindo a viagem sonora de “Experimental Jazzcore Jungle”.


Páginas relacionadas:


Agradecimento: Luciano Piantonni - Lanciare Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário