Translate

27 de janeiro de 2022

Album Reviews: Uriah Heep - Official Bootleg: Live At Sweden Rock Festival 2009 (2010)

Foto: Divulgação
Gravadora: earMUSIC / Shinigami Records



Por: Alexandre Veronesi - Colaborador Big Rock N' Roll 


A trajetória do lendário URIAH HEEP se confunde com a história do próprio gênero ao qual está inserido, o Hard Rock. Fundada em 1969, a banda britânica, que atravessou inúmeras mudanças de line-up (contando com nomes do calibre de David Byron, Ken Hensley, John Lawton, Lee Kerslake, Bob Daisley e Chris Slade), ainda mantém suas atividades, de forma ininterrupta, até os dias atuais, tendo registrado, ao longo das últimas décadas, um expressivo número de canções e discos que influenciaram diretamente e/ou formaram algumas gerações inteiras de músicos e apreciadores do nosso tão amado Rock N' Roll.

A "Official Bootleg Series" foi uma coleção de 6 volumes ao vivo do URIAH HEEP, disponibilizados entre 2010 e 2013, sendo a sua primeira peça, "Live At Sweden Rock Festival 2009", o tema desta matéria.


"Bootleg", aos que não sabem, é o termo utilizado para designar gravações ao vivo realizadas por fãs - ou meros oportunistas - sem o consentimento do artista em questão. Mas, contrariando o próprio conceito, algumas bandas adotaram a prática de lançar bootlegs como parte de suas discografias oficiais, devido ao baixo custo deste tipo de material, como é o caso do Dream Theater, só para citar um exemplo.

Registada durante o festival homônimo, no dia 03 de Junho de 2009 - ocasião em que os britânicos encabeçaram o evento - a bolacha possui 9 faixas, o que, infelizmente, não contempla a apresentação completa daquela noite, que contou com o exato dobro desta tracklist, ou seja, 18 canções. Independentemente disso, a seleção aqui presente é certeira e letal, majoritariamente composta por clássicos da era de ouro do grupo, e 2 boas músicas do - à época - novo álbum de estúdio, "Wake The Sleeper", disponibilizado em 2008. Bernie Shaw (vocal), Mick Box (guitarra e único membro original), Trevor Bolder (baixo), Russell Gilbrook (bateria) e Phil Lanzon (teclado) nos entregam poderosas versões de algumas de suas pérolas atemporais, como é o caso de "Sunrise", "Gypsy",  "Look At Yourself" e "July Morning", deixando "Easy Livin'" e "Lady In Black, hinos absolutos, como os responsáveis pelo encerramento apoteótico do álbum, e consequentemente, deste belíssimo show.

Em se tratando da qualidade de áudio e gravação, não se deixe enganar pela alcunha de "bootleg": apesar de crua e mais rudimentar do que em um típico disco ao vivo, a sonoridade do registro esbanja clareza, limpidez, e mais do que isso, reflete perfeitamente a energia contagiante da apresentação.

"Live At Sweden Rock Festival 2009" é um item que, definitivamente, vale a pena se ter na coleção. Serve tanto como porta de entrada ao rico legado do URIAH HEEP, quanto como uma ótima adição de catálogo ao fã de longa data. O álbum foi lançado recentemente no Brasil, em formato CD, por intermédio da Shinigami Records.

Foto: Divulgação / Facebook


Uriah Heep - Official Bootleg: Live At Sweden Rock Festival 2009

Gravadora: earMUSIC / Shinigami Records

Data de lançamento: 29/01/2010


Tracklist:

01 - Sunrise

02 - Stealin'

03 - Gypsy

04 - Look At Yourself

05 - Ghost Of The Ocean

06 - Angels Walk With You

07 - July Morning

08 - Easy Livin'

09 - Lady In Black


Formação:

Bernie Shaw - vocal

Mick Box - guitarra

Trevor Bolder - baixo

Russell Gilbrook - bateria

Phil Lanzon - teclado

Nenhum comentário:

Postar um comentário