Translate

26 de agosto de 2022

Album Reviews: Cynic - Ascension Codes (2021)

Foto: Divulgação


Por: Alexandre Veronesi - Colaborador Big Rock N' Roll  


O CYNIC é um grupo de Metal progressivo, formado em 1987 por um time de músicos do qual, entre eles, dois viriam a integrar o lendário Death - do genial e saudoso Chuck Schuldiner - anos depois, e gravariam o icônico "Spiritual Healing", de 1990: Paul Masvidal e Sean Reinert. A banda possui uma trajetória de altos e baixos, hiatos e mudanças de formação, sendo seu registro de estreia, "Focus" (1993), considerado como um marco do gênero. Em 2017, Masvidal retomou as atividades do CYNIC ao lado do baterista Matt Lynch, e então o duo, na temporada de 2021, lançou "Ascension Codes", trabalho que veio para consagrar tal volta. O álbum foi lançado em formato físico no Brasil por meio da parceria Shinigami Records / Season Of Mist.

Paul Masvidal, como de praxe, é o cabeça deste projeto, tendo sido o grande responsável pela produção, composição e arranjos do disco. Andrew Mendelson e Warren Riker assinam, respectivamente, masterização e mixagem, enquanto a "lovecraftiana" arte da capa e todo o conceito visual ficaram a cargo de Martina Hoffmann.

"Ascension Codes", rapidamente, se revela uma intensa viagem pela mente de seu criador, e é necessário mencionar que a sonoridade aqui proposta em (praticamente) nada se assemelha ao que estamos acostumados a ouvir no que tange o Prog Metal, tornando quase impossível a tarefa de atribuir um ou mais rótulos específicos a ela. Ao mesmo tempo que o repertório se mostra técnico e altamente intrincado, existe um clima muito imersivo, etéreo, e até, eu diria, "espacial" - por mais estranho que isso possa soar - intrínseco às canções. São mais do que constantes as variações de cadência, quebras de ritmo e adições de elementos eletrônicos, além dos efeitos diversos e sintetizadores utilizados por toda a extensão do álbum. Interessante notar também que as linhas vocais raramente recebem uma grande evidência - com exceção de temas como "6th Dimensional Archetype", "Architects Of Consciousness" e "Aurora" - servindo apenas (sem intenção de soar pejorativo) como mais uma entre as várias camadas sonoras existentes nas canções.

Por fim, é justo dizer que a audição de "Ascension Codes" é uma experiência profunda e muito instigante, mas que decerto não irá agradar aos mais puristas. Entretanto, se busca por algo diferenciado e longe dos padrões convencionais, pode conferir sem receios, este novo registro do CYNIC foi feito sob medida para você.

Foto: Divulgação



Cynic - Ascension Codes

Gravadora: Seasons Of Mist / Shinigami Records

Data de lançamento: 26/11/2021


Tracklist:

01 - Mu-54*

02 - The Winged Ones

03 - A'-va432

04 - Elements And Their Inhabitants

05 - Ha-144

06 - Mythical Serpents

07 - Sha48*

08 - 6th Dimensional Archetype

09 - DNA Activation Template

10 - Shar-216

11 - Architects Of Consciousness

12 - DA'z-a86.4

13 - Aurora

14 - DU-*61.714285

15 - In A Multiverse Where Atoms Sing

16 - A'jha108

17 - Diamond Light Body

18 - Ec-ka72

Foto: Mike Eller


Formação:

Paul Masvidal - vocal, guitarra e guitarra sintetizada

Matt Lynch - bateria


Músicos convidados:

Plini - guitarra e guitarra sintetizada

Dave Mackay - baixo sintetizado e teclado

Max Phelps - vocais adicionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário