Translate

4 de novembro de 2022

Album Reviews: Soulfly - Totem (2022)

Foto: Divulgação



Por: Alexandre Veronesi - Colaborador Big Rock N' Roll  


Não restam dúvidas de que 2022 vem sendo um ano recheado de grandes lançamentos no que tange ao Heavy Metal e as suas incontáveis vertentes. Entre eles, está "Totem", o 12º e novíssimo álbum de estúdio do SOULFLY, banda fundada nos anos 90 e capitaneada pelo lendário Max Cavalera, que evidentemente dispensa qualquer tipo de apresentação. Nos dias atuais, o line-up do grupo se completa com o baixista Mike Leon e o baterista Zyon Cavalera - enteado de Max. O registro é um oferecimento da gravadora Nuclear Blast, e tem a sua distribuição física em terras brasileiras pela Shinigami Records.

Contendo 10 temas inéditos, distribuídos por exatos 40 minutos, "Totem" abre com a porrada "Superstition", seguida de "Scouring The Vile" - que traz a ótima participação de John Tardy, o frontman do Obituary - a cadenciada "Filth Upon Filth", e "Rot In Pain", canção mais diversificada, que condensa elementos de várias das influências de Max, como o Hardcore e o Death Metal. Após a densidade de "The Damage Done", temos a poderosa faixa-título, "Totem", na qual o absoluto destaque fica por conta das linhas de bateria quebradas de Zyon; e então vem "Ancestors", som midtempo e recheado de Groove. A trinca final da bolacha é composta por "Ecstasy Of Gold" (que nada tem a ver com a célebre trilha do mestre Ennio Morricone), apresentando alguns dos melhores riffs de guitarra do repertório; a intimista instrumental "Soulfly XII"; e finalmente, "Spirit Animal" - com os músicos Chris Ulsh e Richie Cavalera fazendo, respectivamente, guitarras e vocais adicionais - canção bastante climática e soturna, que encerra o trabalho de maneira quase épica, com os seus 9 minutos e meio de duração.

Em quesitos de estúdio, Max co-assina a produção/gravação junto aos profissionais Arthur Rizk, John Aquillino e John Powers, enquanto a bela arte da capa ficou a cargo de James Bousema, designer que também desenvolveu recentemente o material gráfico do novo full-lenght do Municipal Waste, "Electrified Brain".

Em suma, "Totem" é mais um álbum contundente de Max e sua trupe, que ajuda a consolidar de vez o excelente trabalho que o SOULFLY vem apresentando durante a última década, tendo a acertada adição de generosas doses de brutalidade e crueza, mas sem perder a essência tribal de outrora.

Foto: Jim Louvau


Soulfly - Totem

Gravadora: Nuclear Blast / Shinigami Records

Data de lançamento: 05/08/2022


Tracklist:

01 - Superstition

02 - Scouring The Vile

03 - Filth Upon Filth

04 - Rot In Pain

05 - The Damage Done

06 - Totem

07 - Ancestors

08 - Ecstasy Of Gold

09 - Soulfly XII

10 - Spirit Animal


Formação:

Max Cavalera - voz e guitarra

Mike Leon - baixo

Zyon Cavalera - bateria

Nenhum comentário:

Postar um comentário