Translate

17 de fevereiro de 2023

Coluna Tarde Rock: O FIM DE UMA ERA? OZZY OSBOURNE "PRÍNCIPE DAS TREVAS” ANUNCIA SUA APOSENTADORIA

Foto: Reprodução


Por Tiago Zonatto


Buenas, buenas, Nação Rock’n Roll!!!

Lendas existem e na maioria das vezes acabam alcançando a eternidade por meio de feitos heróicos, atividades que beiram o impossível e até mesmo pela mítica capaz de envolver gerações em toda sua história. Pois é, o cara que vou homenagear na coluna de hoje tem todas essas características e está mais vivo do que nunca.

John Michael Osbourne, mais conhecido como Ozzy Osbourne, é considerado para muitos um dos criadores do Heavy Metal quando iniciou os trabalhos como vocalista de uma das bandas mais influentes de todos os tempos, o Black Sabbath. No final dos anos 60, em Birmingham, com os companheiros de banda: Tony Iommi (guitarra), Bill Ward (bateria) e Geezer Butler (baixo), o quarteto inspirado em filmes e livros de terror da época, resolveu adicionar este elemento em suas músicas, com reffs pesados e marcantes. Surgia, então, o heavy metal na sua essência.

Foto: Epic Records


Em 1970, chegava nas prateleiras da música mundial o primeiro álbum da banda intitulado “Black Sabbath”. O enorme sucesso fez com que a banda alcançasse o oitavo lugar nas paradas inglesas com as músicas: “Black Sabbath”, “The Wizard” e “N.I.B.”. O planeta passava a conhecer ali um novo estilo dentro do Rock, porém, com muita polêmica por conta das letras com referências explícitas ao ocultismo, como demônios e outras entidades.

Já no final da década, por conta do vício em álcool e o uso exagerado de drogas, Ozzy deixa o Black Sabbath dando início a sua carreira solo. Junto com Randy Rhoads, um de seus maiores parceiros na música, em 1980, o Madman lança seu primeiro álbum: “Blizzard of Ozz”, alcançando a sétima posição na parada inglesa e a vigésima primeira norte-americana com os singles “Crazy Train” e “Mr Crowley”.

Logo após a ascensão do primeiro álbum, Ozzy lança o seu segundo trabalho de estúdio intitulado “Diary of a Madman”. Vale destacar que foi nesta turnê que o Príncipe das Trevas ficou marcado por um dos fatos mais icônicos da história do rock, quando um fã atirou um morcego ao palco e Ozzy, acreditando ser um brinquedo de borracha ou plástico, abocanhou e arrancou a cabeça do animal. O Madman foi obrigado a tomar vacinas anti-rábicas, que lhe causaram algumas complicações como “choques anafiláticos”, entre outros problemas de saúde. A grande mídia chegou até a noticiar a morte de Ozzy Osbourne, porém, ele mesmo fez questão de desmentir ironizando: “Já vi pessoas morrerem de raiva por serem mordidas por um morcego, mas nunca vi ninguém morrer de raiva por morder um morcego”. O assunto ainda teve grande repercussão nas organizações protetoras de animais que protestaram contra os shows, conseguindo que alguns fossem cancelados. Mesmo assim a turnê teve continuidade.

Durante toda a carreira, Ozzy também ficou marcado por conta de suas boas parcerias na música, assim como, Zakk Wylde, Rudy Sarzo, Steve Vai, Robert Trujillo, entre outros grandes nomes do rock; mas talvez, a maior parceria de Ozzy tenha sido o casamento com Sharon Osbourne em 1982. Além de esposa e companheira, ela também é a empresária do cantor, ou seja, literalmente é quem manda e desmanda nos trabalhos do Madman. Para alguns fãs, Sharon é considerada a Yoko Ono do Heavy Metal. 

Foto: Divulgação / Facebook


Entre idas e vindas, Ozzy teve sua volta ao Black Sabbath em 2011 e permaneceu até as últimas apresentações da banda, inclusive em shows marcantes aqui no Brasil. 

Ao todo, o Madman gravou 10 álbuns de estúdio e 3 álbuns ao vivo com o Black Sabbath e, em sua carreira solo, foram 13 discos de estúdio, (o último e mais recente, “Patient Number 9” lançado em setembro de 2022) e 5 álbuns ao vivo, isso sem contar as inúmeras coletâneas, EPs e compilações. 

No final de janeiro, Ozzy trouxe em suas redes sociais a mensagem que todos nós não queríamos que fosse verdade: a sua aposentadoria das turnês. Depois de algumas cirurgias de risco e alguns graves problemas de saúde nos últimos anos, o Madman decidiu se afastar dos palcos, cancelando todos os shows da turnê de 2023. Ainda assim, Ozzy diz que vai encontrar algum meio de continuar, mas sem se arriscar muito.

Encerra-se assim a era de um dos maiores contribuintes na história do Rock And Roll, uma das figuras mais emblemáticas e icônicas de todos os tempos, Ozzy Osbourne estará sempre marcado como uma das maiores influências, não só para futuras gerações do Heavy Metal, mas para futuros artistas que buscarem uma identidade com originalidade e irreverência. 


Obrigado por tudo, por tanto e por sempre, Madman.

Vida longa ao eterno e único Príncipe das Trevas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário