Translate

2 de novembro de 2023

Vinny Appice - Santo Rock Bar - Santo André/SP

Foto: Alexandre Veronesi


Vinny Appice - Santo Rock Bar - Santo André/SP - 27 de outubro de 2023


Por Alexandre Veronesi

Fotos: Alexandre Veronesi


Apesar da atual carência de bons bares especializados e casas de show, a cidade de Santo André (da qual sou orgulhoso cidadão) tem o privilégio de abrigar o Santo Rock Bar, um incrível espaço totalmente dedicado ao estilo que amamos, e que cada vez mais abre as suas portas para artistas autorais, tanto do Brasil quanto de fora. Na última sexta-feira, dia 27 de Outubro, o público do ABC Paulista teve a oportunidade de ver de perto e prestigiar ninguém menos que Vinny Appice, antigo baterista dos gigantes Black Sabbath e Dio.

Em sua terceira turnê solo por terras brasileiras, o lendário músico estadunidense contou com a mesma estrelada banda que o acompanhou em 2018 e 2019: Nando Fernandes (vocal - Sinistra, ex-Hangar e Cavalo Vapor), Edu Ardanuy (guitarra - Sinistra e ex-Dr. Sin), e Fernando Giovannetti (baixo - Electric Funeral e Command6).

O Rock Forever foi o grupo responsável pelo primeiro ato da noite. Capitaneado pelo baterista Renato Zaglio, o trio executou com precisão um abrangente repertório composto por Led Zeppelin, AC/DC, Iron Maiden, Metallica, Deep Purple, Alice In Chains, The Doors, entre outros. Destaque para a participação especial de Ricardo Confessori - ex-baterista do Angra e do Shaman - que assumiu o comando das baquetas em "Immigrant Song" (Led Zeppelin), "Wasted Years" (Iron Maiden) e "Breaking The Law" (Judas Priest). Não obstante a excessiva duração - quase 2 horas - a banda teve grande entrega e fez um bom show, empolgando a maior parte dos presentes.

Foto: Alexandre Veronesi


Por volta de meia-noite e meia, com a casa próxima de sua lotação, era chegado o momento da atração principal. Com os músicos de apoio já posicionados no palco, pudemos acompanhar a entrada de um simpático e sorridente VINNY APPICE, para que assim o quarteto iniciasse o seu set com "Turn Up The Night" (precedida por um pequeno trecho de "Heaven And Hell") e "The Mob Rules", dobradinha extraída do eletrizante álbum de 1981 do Black Sabbath, "Mob Rules". Daí em diante, o que presenciamos foi uma avalanche de canções antológicas, conforme o prometido: "Children Of The Sea", "The Last In Line", "Computer God" (com sua simples, porém fantástica introdução de bateria "quebrada"), "Voodoo", "Stand Up And Shout"... todas apresentadas com primor e extremo apuro técnico, o que já era de se esperar de um time assim tão gabaritado: Vinny Appice foi simplesmente o criador da maior parte destas linhas de bateria, e ainda nos dias atuais permanece em excelente forma (isso sem contar a desenvoltura no palco, e a autêntica satisfação por estar ali); Nando Fernandes e Edu Ardanuy dispensam grandes comentários, afinal estamos falando de ícones, dois dos melhores do Brasil - quiçá do mundo - em suas respectivas funções (sendo ainda Fernandes um notório intérprete de Ronnie James Dio); e, não menos importante, Fernando Giovannetti se provou novamente um baixista extraordinário, com timbre e pegada singulares, que vem merecidamente ganhando boa projeção no cenário nacional ao longo dos últimos anos.

A segunda metade da atuação foi um verdadeiro "best of", composta pelos clássicos atemporais "Holy Diver", "War Pigs" (não sem antes uma piada de Appice com a dicção de Ozzy Osbourne, que arrancou risos dos presentes), "Neon Knights", "Heaven And Hell" (entoada por todos, é claro, a plenos pulmões), "We Rock", e finalmente, a divertidíssima "Rainbow In The Dark", que deu o toque final a este coeso e poderoso espetáculo de aproximadamente 1h30.

Foto: Alexandre Veronesi

Foto: Alexandre Veronesi


SETLIST:

01 - Turn Up The Night (Dio)

02 - The Mob Rules (Dio)

03 - Children Of The Sea (Black Sabbath)

04 - The Last In Line (Dio)

05 - Computer God (Black Sabbath)

06 - Voodoo (Black Sabbath)

07 - Stand Up And Shout (Dio)

08 - Holy Diver (Dio)

09 - War Pigs (Dio)

10 - Neon Knights (Black Sabbath)

11 - Heaven And Hell (Black Sabbath)

12 - We Rock (Dio)

13 - Rainbow In The Dark (Dio)


Agradecimento especial à Rock Freeday pelo credenciamento e Santo Rock Bar pela atenção.

4 comentários: